Caxias do Sul

Protesto na sede da GM expõe indignação por morte de jovem em Caxias

(Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)
(Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

Familiares e amigos de Matheus da Silva dos Santos, 21 anos, realizaram  uma passeata pacífica em motocicletas na tarde deste domingo (6) em Caxias do Sul. O jovem foi  morto com um tiro na cabeça nesta madrugada, durante uma tentativa de abordagem da Guarda Municipal, no bairro São José, Zona Norte de Caxias do Sul.

Conforme um dos organizadores o objetivo era um protesto pacífico. Cerca de 200 motocicletas fizeram o percurso saindo da rotatória do Mosteiro, passando por ruas de Caxias, inclusive em frente da Guarda Municipal, localizada na rua vinte de setembro, área central do município. No local eles pararam e bateram palmas de forma simbolíca.

Eles seguiram após ao velório de Matheus que trabalhava como motoboy. Será ainda feita uma homenagem ao jovem em sua despedida. Ainda está nos planos, um novo ato na segunda-feira (7).

Guarda Municipal mata jovem de 21 anos durante perseguição em Caxias do Sul

Conforme informações da Polícia Civil, a vítima não tinha antecedentes policiais. A mãe do jovem esteve na delegacia e durante depoimento contou que o filho era trabalhador e atuava como motoboy e que havia economizado dinheiro para comprar o veículo na última semana por cerca de R$ 4 mil.

Imagens das câmeras de segurança serão analisadas pela polícia. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Caxias. Essa é a segunda morte violenta registrada no mês de junho na cidade. No mês de maio foram seis ocorrências, enquanto no mês de abril, o mais violento deste ano até agora, foram 12 mortes violentas. No total são 43 registros em 2021.F