Plantão

Após rebelião e incêndio, 17 detentos serão transferidos do Presídio de Bento

Por questões de segurança, a Susepe não divulga os presídios que vão receber os apenados

Após rebelião e incêndio, 17 detentos serão transferidos do Presídio de Bento

A confusão que tomou conta da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves teve a determinação da transferência de 17 apenados para outras casas prisionais do Rio Grande do Sul. As famílias dos detentos foram avisadas na manhã deste domingo (26) da decisão da Susepe. Eles teriam sido os responsáveis por iniciar a rebelião que teve reféns, incêndio e confusão no início da tarde de sábado (25).

Os locais para onde os presos serão transferidos será divulgado só depois da realocação, por questões de segurança.

Rebelião
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. Muita fumaça tomou conta do local. Segundo testemunhas, o problema foi ocasionado devido a visita de crianças que ocorria a cada dois meses e teria sido encerrada. Os prisioneiros reclamavam com os agentes da Susepe por conta da superlotação, iniciando uma revolta. Houve ainda disparos dentro do presídio, presença dos Batalhões de Choque e necessidade de uso de bombas de efeito moral.

Muitos familiares com crianças permaneceram em frente ao Presídio para ter mais detalhes sobre a situação. A Susepe nega que tenha ocasionado uma rebelião no local. Conforme a assessoria, houve uma série de reivindicações por conta das visitas e um princípio de incêndio. O órgão também nega que detentos ficaram feridos.