Brasil

MP da Liberdade Econômica pode ser votada a partir desta terça-feira na Câmara

elator da matéria, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
elator da matéria, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


A MP 811 está prevista para ser votada na terça-feira (13) no plenário da Câmara. O relator da matéria, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), disse ter feito alterações no texto “para diminuir atritos”. Segundo ele, “o texto continua aberto e novos pontos podem voltar e sair até amanhã”. A matéria pretende pretende eliminar burocracias para o funcionamento de empresas no país.

Após receber 301 emendas, das quais 126 foram acolhidas integral ou parcialmente pelo relator, a MP 811 foi aprovada em 11 de julho na comissão mista do Congresso formada para apreciá-la. A medida provisória perde a validade no dia 10 de setembro, caso não seja votada no plenário de Câmara e Senado até essa data.

A MP trata de diversos assuntos. Entre outras medidas, o texto estabelece garantias para o livre mercado, prevê imunidade burocrática para startups e extingue o Fundo Soberano do Brasil. A medida provisória prevê ainda a regulamentação do trabalho aos domingos e feriados, entre outras alterações trabalhistas, como a adoção da carteira de trabalho digital.