A Festa Nacional do Vinho – Fenavinho, evento tradicional de Bento Gonçalves que teve sua última edição realizada em 2011, poderá ter sua marca leiloada por decisão da Justiça. O evento passa por situações financeiras complicadas.
A empresa Eletro Zaffari, credora da ação judicial, encontrou na penhora da marca, uma chance de garantir vencimentos no valor de R$ 300 mil, devidos pela Fenavinho à empresa. Caso o processo não seja revertido, a marca do evento poderá ser leiloada.
O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), detentor da marca, não trata a situação como alarmante e afirma que resolverá o assunto judicialmente. A empresa credora afirma que a condição ainda não foi resolvida por falta de bom senso e que a Fenavinho teve tempo para recorrer, já não sendo mais possível neste estágio do processo.
O registro de penhora apresenta-se junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Caso haja acordo para o pagamento da dívida, a marca poderá ser liberada.
Apesar do impasse judicial, a retomada do evento foi anunciada no final de 2018. A 16ª edição da Fenavinho está programada para acontecer no mês de junho, junto com a ExpoBento, no período de 13 a 23 de junho de 2019, no Parque de Eventos do município.
Foto: Arquivo Leouve/Divulgação