5 termos diferentes ou “desconhecidos” nos rótulos de vinho

0
1256

Hoje em dia, muitos rótulos de vinho sejam brasileiros ou importados vem com uma série de nomes “estranhos” ou “desconhecidos”. Principalmente os vinhos brasileiros que hoje também utilizam termos na língua inglesa. E claro, isso às vezes (ou até nos adaptarmos) dificulta a tradução. Mas vamos lá, vamos traduzir 5 dos principais termos que lemos e ouvimos por aí.

Single Vineyard: pronúncia do inglês “singou vinêiard”. Este termo é muito encontrado em vinhos tintos ou brancos do mundo, e significa Vinhedo Único, então aqui o produtor utiliza apenas um vinhedo de uvas, são vinhos nobres, bem cuidados, tanto que não tem mistura de vinhedo, e isso expressa a identidade do terroir local, trazendo a SINGULARIDADE. No Brasil já temos rótulos com este termo. Exemplo: Vinícola Miolo linha Single Vineyard (vale a pena conhecer!!!).

 

 

Oak & Unoaked: pronúncia do inglês “ôuqui” &  “ãn ôuquid”. Aqui temos as palavras que significam carvalho & sem carvalho. Ou seja, rótulos com este termo significa que contém a presença de madeira de carvalho ou não tem carvalho. O rótulo vai ter um ou outro. Então se você prefere com madeira procure por OAK, e se prefere o vinho em sua “pura” fórmula procure por UNOAKED.

 

Blanc de Blancs: este termo em francês, se pronuncia “blãn de blãn”.  Vocês encontrarão nos espumantes do mundo e também em alguns brasileiros (ex: Cave Geisse Blanc de Blanc). E significa, vinho branco feito de uvas brancas. Outro vizinho é o Blanc de Noir (blãn de noá) que aparece nos espumantes também, e significa vinho branco feito de uvas tintas, um branco de tintas (Cave Geisse também tem este rótulo).

 

 

Late Harvest: pronúncia do Inglês “leit harvest”. Este termo significa Colheita Tardia, e, como diz o nome, a uva que foi colhida mais tarde e que consequentemente nos traz mais açúcar para colaborar com a elaboração. Sendo assim nem todo açúcar será fermentado resultando em um vinho bastante doce, vinho de sobremesa. Aqui no Brasil já temos alguns rótulos, ex: Aurora Colheita Tardia e Villa Francioni.

 

Old Vine: Pronuncia do Inglês “oud vaini”. E significa Videira Velha, ou seja, essas plantas são antigas, consequentemente produzem menos e com mais qualidade (concentração de sabores e estrutura de corpo) de acordo com a teoria, portanto são vinhos mais nobres e muitas vezes de valor agregado, já que as plantas mais antigas produzem pouco, resultando em menor quantidade de garrafas.

Estes foram os termos que escolhi para vocês. São os mais encontrados nas garrafas do mundo, inclusive as brasileiras. Portanto agora que você já aprendeu sobre os termos, escolha um vinho e TIM TIM!!!

LEAVE A REPLY