Um enorme buraco, aberto nos últimos dias por conta das chuvas que caíram na Serra Gaúcha, tem causado problemas e riscos para condutores que trafegam pela ERS-122, na altura do KM 62, entre Farroupilha e Caxias do Sul. Há problemas nos dois sentidos da pista, mas o mais grave fica para quem faz o trecho Caxias a Farroupilha, em frente a um shopping de atacado.
Na manhã desta segunda-feira (23), a reportagem do Portal Leouve esteve no local e flagrou, em dez minutos, ao menos dez veículos caindo com as rodas dentro do buraco. Nenhum deles precisou parar para trocar pneus. Além dos riscos de prejuízos, alguns condutores precisam invadir a pista contrária para desviar do buraco, o que aumenta as chances de uma colisão.
Conforme o secretário de Obras, Infraestrutura e Trânsito de Farroupilha, Gilberto do Amarante, a rodovia é responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), porém, a secretária segue realizando reparos na rodovia.
“Nosso compromisso em recuperar a estrada e nosso orçamento já acabou. A responsabilidade está com o estado, mas seguimos realizando pequenos reparos para a segurança dos condutores. São buracos novos, que não estavam na via quando realizamos o mapeamento, em maio, quando começamos a recuperação da via”, disse.
Ainda de acordo com Amarante, nesta terça ou quarta-feiras, devem começar as obras de tapa-buraco na VRS-813, que liga Farroupilha a Garibaldi. Equipes da secretaria devem fazer uma vistoria no buraco da ERS-122 para analisar a possibilidade de conserto com asfalto frio. Se for possível, o trabalho deve ser feito entre hoje e amanhã.
Caso haja a necessidade de um trabalho mais aprofundado, ele deve ser feito com a chegada das equipes e do material que será usado na VRS-813.
Confira um vídeo do movimento nesta manhã no local.