Últimas notícias

Vereadores autorizam municipalização da estrada que corta o Vale dos Vinhedos

Medida visa dar ao município autonomia para melhorias na via que é considerada vital ao turismo na região, inclusive com a implantação de uma ciclovia

Vereadores autorizam municipalização da estrada que corta o Vale dos Vinhedos

Em sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira os vereadores de Bento Gonçalves aprovaram a entrega de trechos da ERS 444 por parte do DAER ao município. A estrada leva motoristas aos estabelecimentos da rota turística do Vale dos Vinhedos e ao município vizinho de Monte Belo do Sul. Com movimento acentuado o trecho requer manutenção constante e obras de acesso em suas margens.

A doação dos trechos por parte do DAER ao Município, é do interesse público da municipalidade, uma vez que a área pertence ao aglomerado urbano, descrito no Plano Diretor Municipal. Os trechos possuem características urbanas por já existirem edificações antigas construídas dentro da faixa de domínio, sendo que muitas destas são inventariadas pelo Município e descritas em lei, portanto não são passíveis de demolição, somente reforma. Cabe salientar ainda, que dentro deste contexto, e no trecho mencionado, existem 162 edificações localizadas dentro da faixa de domínio e faixa não edificável da ERS444.

Os trechos indicados são de 7,22 km de extensão, do km 13,35 da ERS/444 no entroncamento com a Rodovia Federal BR-470 até o km 20,57 da ERS/444 no entroncamento com o Acesso à Suvalan mais um trecho de 1,26 km de extensão até a Suvalan.

Também foi aprovada a Emenda 15/2020, de autoria conjunta dos vereadores do Progressistas Volnei Cristofoli e Amarildo Lucatelli, para o trecho de 5,64 km de extensão, do entroncamento com o Acesso à Suvalan até o km 26,21 na divisa com Monte Belo do Sul. No total, o trecho que ficará aos cuidados do município será de 14.120 metros.

A sessão teve ainda movimentos políticos importantes. O vereador Moacir Camerini (PSB) cassado por uma comissão processante em dezembro último reassumiu assento na casa por força de liminar e deverá concluir mandato ao mesmo tempo em que disputa a eleição para ser refeito de Bento Gonçalves.

Outro assunto votado foi o pedido de licença do vereador Amarildo Lucattelli. Ele vai cuidar da campanha para concorrer ao cargo de vice-prefeito. Desta forma na próxima sessão legislativa o vereador Anderson Zanella deve voltar a ocupar o cargo e estarão de volta os embates havidos entre ele e Camerini durante boa parte do mandato atual.

Foram aprovados ainda na sessão o Projeto de Resolução 6/2020 de autoria do vereador Gustavo Sperotto (PSD), subscrito pelos demais parlamentares, que concede a Medalha do Mérito Desportista Gilberto Tim a Luciano dos Santos Possamai; o PLO 62/2020, também de autoria do vereador Gustavo Sperotto, que “Institui o Jogo de Bocha como esporte oficial do município de Bento Gonçalves”; o PLO 96/2020 de autoria do prefeito Guilherme Pasin, que inclui a semana de Cultura e Arte Italiana no Calendário de Eventos do Município