Na manhã do último domingo (28), o Carlos Barbosa Ximangos esteve em Mato Leão, onde enfrentou a equipe do Bulldogs F.A em seu último jogo pelo Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. A partida com um placar de 43 X 0 para o time da casa.
O resultado da partida foi consequência de uma série de fatores, que acabaram por deixar o Ximangos menos preparado para o confronto. Com um pantel reduzido devido a mudança repentina na data da partida, a equipe entrou em campo com 34 jogadores, sendo que diversos atletas precisaram jogar em duas funções.
Conhecidos nomes como o Quarterbakc Alex Cordolino e o Linebacker Pietro Boff, não estiveram participando da disputa por conta de lesões. Além disso, outros atletas como Aldo Stragliotto e Gerson Rauber, acabaram se lesionaram ao longo da partida, o que contribuiu para o baixo desempenho da equipe.
Além de finalizar a participação do time serrano no Gauchão de F.A., a partida em Mato Leitão foi a última que contou com a atuação de Maurício Pechina como Head Coach da equipe e, Victor Cohen como Coordenador Ofensivo. Ambos os técnicos deixam a equipe por assuntos pessoais. Em seus lugares, devem assumir o ex Coordenador Defensivo, Riccardo Facchini como Head Coach.
Para o segundo semestre de 2019, a direção do time já sinalizou que pretende focar na participação de campeonatos estaduais.