Bento Gonçalves

Workshop em Bento Gonçalves explicará processo para conseguir cidadania italiana

Assim como grande parte da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves tem muitos descentes de italianos

processo

Em novembro acontece em Bento Gonçalves um workshop para ensinar o “passo a passo” de como conseguir a cidadania italiana. O processo é tem a fama de ser burocrático e esta característica afugenta afugenta algumas pessoas. Todavia, o evento buscará desmitificar esta situação e ajudar os interessados em conseguir o passaporte. Os interessados poderão também ter acesso a arquivos e ajuda no dia 5 (sábado), na Fundação Casa das Artes, quando acontece esta palestra gratuita.

Na capital do Vinho, assim como na maioria da região da Serra Gaúcha, as famílias são, em grande parte, descendentes dos imigrantes do Velho Continente. Desta forma, muitos podem conseguir o passaporte europeu, porém, não sabem como fazer o processo. Uma das vantagens presentes na região é que a maioria das famílias já possuem documentação localizada o que torna o processo mais simples.

A palestrante será Nátali Lazzari, diretora da Avanti Cidadania, que reside em Verona, no Vêneto, é membro do Instituto Genealógico Italiano e especialista em genealogia e cidadania italiana. Ao Portal Leouve, ela explicou como será o workshop na Casa das Artes. A ideia é dar autonomia para que os interessados possam buscar a dupla cidadania. “A gente vai esquematizar um passo a passo para que fique simples começar, dar o primeiro passo e que se possa fazer isso em autonomia. Nós somos um escritório, ajudamos famílias que não têm essa possibilidade de tempo para buscar. Mas vamos fazer um evento para que mais pessoas possam fazer esse processo em autonomia, independentemente do escritório” frisa.

Processo pode ser mais simples

Nátali afirma que com seus anos de experiência no ramo percebe a falta de informação como maior impedimento para dupla cidadania. É muito comum as pessoas acharem que é uma montanha intransponível. Mas, na verdade, quando a gente começa vê que o processo é simples. Ele tem nove etapas, a gente vai explicar todas elas e tudo começa com a busca das certidões. Então, essa é uma das coisas que a gente vai mostrar, como é que começa buscando certidões” conta.

Outra questão á em relação as informações. Muitas pessoas recuam da ideia por conta de altos valores que podem ser gastos. Todavia, muitos dados necessários para todo processo estão disponíveis de forma gratuita. “A maioria das informações é gratuita e está disponível então inclusive pra pessoas que vão para o evento. A gente vai poder disponibilizar o que temos de arquivo. A gente tem mais de mil pastas de famílias da Serra e é a partir desse desses arquivos é que a família pode rapidamente, em dez minutos, ter toda a sua árvore genealógica desenhada” destaca.

O evento, em prol da comunidade local, solicita doação de mantimentos para confirmar a inscrição. As doações serão repassadas à entidade Lar do Ancião. O Workshop gratuito será realizado no dia 05 de novembro de 2022, das 9h às 12h, na Sala de Cinema da Casa das Artes. As inscrições podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp: (54) 99953-4262.