Com o fechamento da janela de transferências neste dia 20 de abril, o Inter concluiu suas contratações para a primeira parte da temporada. Ao todo, 10 atletas desembarcaram no Beira-Rio, entre eles alguns mais, outros menos badalados.
Com altas expectativas após o término de 2022, o início de ano começou devagar lado vermelho do Estado. Uma certa demora para trazer reforços tendo em vista o maior rival Grêmio, as contratações foram mais modestas do que o esperado.
Para o setor defensivo, chegaram o goleiro John (Santos), o lateral-direito Mário Fernandes (CSKA-RUS), o lateral-esquerdo Nico Hernández (Athletico-PR) e os volantes Gustavo Campanharo (Kayserispor-TUR) e Gabriel Baralhas (Atlético-GO). Após cinco jogos, Mário Fernandes inclusive já deixou o clube.
Do meio para frente, com viés ofensivo, chegaram Charles Aránguiz (Bayer Leverkusen-ALE), Rômulo (Athletic), Jean Dias (Caxias), Gabriel Barros (Ituano) e Luiz Adriano (Antalyaspor-TUR).
A expectativa por uma grande contratação não se concretizou. A perda do Gauchão, sendo eliminado na semifinal, foi um baque forte ao time de Mano Menezes, onde o elenco tem sofrido questionamentos se ele realmente é suficiente para brigar pelos títulos da Libertadores, Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.