
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre o bem-estar nas festas de final de ano.
Para muitas pessoas, as festas de fim de ano são sinônimo de, como dizemos popularmente, “enfiar o pé na jaca”. No entanto, este comportamento pode ser perigoso, pois cometer certos exageros em relação à comidas e bebidas, bem como agitação, tendem a prejudicar a saúde não apenas após as ceias, como a médio e longo prazo. Sobretudo, para quem já realiza o controle de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, cardiopatias, entre outras, a atenção deve ser redobrada. E também no caso de pacientes em tratamentos oncológicos ou diagnosticados com depressão.
A fim de não comprometer a integridade física e mental, colocando a energia positiva da época em risco, reunimos dicas de como manter o bem-estar, tanto no Natal como no Réveillon. Afinal, as celebrações passam e um ano novo repleto de oportunidades está prestes a começar. E nada melhor do que iniciar o ciclo que está por vir com total disposição e em sintonia com um estilo de vida saudável. Mesmo quem está em plena forma só tem a ganhar ao tomar alguns cuidados que, com toda a certeza, vão fazer a diferença.
Para que as festas de fim de ano sejam momentos de alegria é indispensável investir em autocuidado. Além de aproveitar o período das férias escolares e coletivas para talvez realizar um check-up e conversar com seu médico de confiança, convém tomar a atitude de apostar em hábitos saudáveis. Na prática, as escolhas seguras feitas hoje são o passaporte para dias mais tranquilos já nas primeiras semanas de janeiro. Contudo, sabemos que a grande quantidade de eventos sociais e corporativos que antecedem o fim de ano costumam representar um desafio em matéria de nutrição adequada, qualidade do sono e equilíbrio emocional. Justamente por esses motivos, queremos te lembrar da importância de, entre uma confraternização e outra, voltar o olhar ao seu organismo e aos sinais que ele dá.
A alimentação costuma ser a protagonista das festas de fim de ano e, salvo exceções por orientação médica, nada impede de experimentar pratos típicos e saborosos sem culpa. Todavia, evite ficar muitas horas sem comer achando que desse modo irá saborear melhor as refeições. Ao servir, não haja por impulso e ao lado das preparações mais indulgentes priorize vegetais, saladas e fontes de proteínas magras. Tente controlar a ingestão de carboidratos e, se possível, aposte nos integrais.
Da primeira à última garfada, desfrute de cada mordida e preste atenção à mastigação. Por fim, encerre o jantar antes de estar completamente saciado, pois, certamente, ainda irá comer uma porção de sobremesa.
Em meio a diversos compromissos na casa de familiares e amigos, fica fácil abandonar a rotina de exercícios. Entretanto, parar tudo de uma vez não parece ser a melhor opção. Uma maneira eficaz de garantir a continuidade dos treinos durante as festas é agendá-los com antecedência. Marque datas e horários específicos para se exercitar na sua agenda e trate esses compromissos com a mesma seriedade que trataria uma reunião profissional importante. Ao agir com este nível de comprometimento, você estará mais propenso a cumpri-los apesar das festividades.
Nem bem dezembro começa e a impressão é que o mundo está prestes a acabar. A boa notícia é que ele continua a partir de 1o de janeiro. A fim de manter o bem-estar emocional, concentre-se no momento presente e aproveite junto aos entes queridos. Desligar-se das preocupações do passado e do futuro irá reduzir o estresse e aumentar o sentimento de gratidão.