Nesta sexta-feira (19) a Visate, empresa responsável pelo transporte coletivo urbano de Caxias do Sul, não permitiu a saída de ônibus que fazem as linhas troncais e reforços em linhas de maior movimentação. Cerca de 50% da frota não circula na cidade nesta manhã.
Procurada pela nossa reportagem, a assessoria da Visate encaminhou a seguinte nota:
“O órgão gestor, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), está sendo comunicado desde 22/09/2020 sobre a situação da concessionária e necessidades de socorro ao sistema de transporte coletivo urbano da cidade. Até o momento, nada aconteceu e estamos sem recursos para operar. Para mais esclarecimentos, solicitamos que entre em contato com a SMTTM, que tem todas as informações sobre o ocorrido”.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, ainda na manhã desta sexta-feira (19), haverá uma coletiva de imprensa com o prefeito Adiló Didomenico e o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willembring, para esclarecimentos.
Por conta disso, os ônibus que estão circulando nas linhas troncais estão com horários reduzidos, ocasionando superlotação naqueles poucos que circulam. Não há previsão para a normalização do transporte coletivo urbano em Caxias do Sul.