

Você precisa de um presente, mas tem que ser algo diferente, algo que a pessoa ainda não tenha? Pois te indico ir para a ala dos vinhos.
Mas e como agradar o paladar de alguém que não conheço as preferências?
Primeiro, se a pessoa já aprecia um bom vinho, se preocupe em comprar algo diferente, opte por um país inusitado e obscuro, saia um pouco do tradicional e clássico (França, Itália e Portugal), escolha algo da Grécia, Israel, Hungria, Eslovênia e etc. Escolha também um vinho de corpo médio, pois assim não será muito leve que pode passar despercebido e também não muito encorpado e potente, podendo se tornar agressivo. Se a pessoa já é um amante de tintos, e tu queres fazê-la sair da rotina, surpreenda ela com o oposto, escolha um vinho branco e pra lá de especial, toda loja tem um vinho branco especial, assim você pode instigar a pessoa a mudar um pouco e provar o oposto.
Segundo, se pessoa ainda não é apreciadora de vinhos, aqui você vai pelo caminho contrário e então você vai escolher países tradicionais, já bem famosos e reconhecidos, com certas regiões e rótulos que certamente vão agradar. Como exemplo, para acertar sem ser agressivo, temos o famoso Chianti (aqui a uva é Sangiovese) italiano, temos o italiano Barbera d`Alba (uva barbera) que encanta, Pinot Noir da Borgonha, Carmenere bacana do Chile, Merlot brasileiro que agrada fácil, o famosíssimo Beaujolais (uva Gamay) é certeiro e bastante diferente dos convencionais, ou um vinho branco Riesling da Alemanha que faz qualquer um salivar, até mesmo um Sauvignon Blanc argentino instiga.

Cheers!!!