E pensar que algumas pessoas, imaginam que o vinho é somente para o inverno. Nada disso! Hoje vamos desmistificar esse grande equívoco.
As estações do ano são separadas, mas o vinho não é elaborado por estação de ano, portanto há vinhos para o ano todo, e eu particularmente acredito que todos os vinhos são para qualquer estação do ano. O que depende é a ocasião.
Por isso, o que precisamos entender é que nós mesmos criamos o momento, achando várias possibilidades para diferentes estilos. E foi pensando nisso que resolvi focar no vinho branco, já que o calor do verão vem chegando aos poucos, e com ele a exigência de bebidas mais refrescantes.
Falando de vinho, são centenas de opções. Mas vamos ver o que cada estilo no traz:
Leves e refrescantes (com boa acidez), estão os famosos Albariños da Espanha, Assyrtiko da Grécia, Chablis da Borgonha (Chardonnay), Pinot Grigio da Itália.
Leves com uma pitada de herbáceo: Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, Grüner Veltliner da Áustria, Vinho Verde de Portugal, Vermentino da Itália.
Aromáticos com uma ponta de doçura: Semillon da África do Sul, Austrália ou Chile, Gewurztraminer, Torrontés da Argentina, Moschofilero da Grécia, Viognier de qualquer país.
Refrescantes e marcantes: Riesling da Alemanha, Sauvignon Blanc da Nova Zelândia. Estes são mais populares e fáceis de encontrar.
Medianos a encorpados: Chardonnay da Califórnia ou Brasil (passagem por madeira), Rioja Branco (Espanha), Semillon do Chile ou África do Sul, Marsanne da França.
Doces brancos: Ice Wine, Late harvest, Madeira (Malmsey), Sauternes, Sherry (cream ou PX), Tokaji, Porto Branco.
Já decidiu qual vai escolher?!
Tim tim!