O rompimento de cabos que sustentam a ponte pênsil que liga os municípios de Torres e Passo de Torres (SC) provocou a queda de dezenas de pessoas nas águas do Rio Mampituba. O acidente ocorreu por volta das 2h30 desta segunda-feira (20). Três pessoas estão desaparecidas, conforme o coronel Eduardo Estêvam Rodrigues, comandante do Corpo de Bombeiros. Não está descartada a hipótese de o número de desaparecidos ser maior. As equipes ainda buscam informações com pessoas resgatadas e parentes de possíveis vítimas.
O coronel Rodrigo Canci Pierozan, comandante do 9º Batalhão de Bombeiro Militar (9º BBM), responsável pelo Litoral Norte, relatou que aproximadamente 30 pessoas foram retiradas das águas pelos bombeiros com auxílio de populares, sendo que, 16 ficaram feridas, e foram atendidas em instituições de saúde de Torres.
“Os cabos cederam em toda a extensão voltada para a Serra. Ela [a ponte] continua semifixa, mas o lado dos cabos voltados para a Serra cedeu todo”, descreve o oficial dos bombeiros.
A capacidade máxima indicada para a travessia simultânea é de 20 pessoas, mas já se sabe que o número de pessoas na ponte era maior no momento em que os cabos se romperam. Já se sabe, conforme o coronel, que muitas pessoas estavam atravessando a ligação entre as duas cidades no momento do acidente. O número oficial, porém, dificilmente será conhecido.
“Com certeza havia um número muito superior [de pessoas sobre a estrutura, em relação à capacidade permitida]. Talvez a gente nunca consiga esse número, mas com certeza estava muito além da capacidade”, acrescenta.
A estrutura montada no local para realizar as buscas conta com botes, barcos, jet-ski e mergulhadores. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) removeram parte dos feridos para o hospital de Torres. Policiais da Brigada Militar (BM) também estão no local.
*matéria atualizada as 10h10min
Sobre a ponte pênsil
Considerada um dos pontos turísticos de Torres, a ponte pênsil sobre o Rio Mampituba foi inaugurada em 1985, tornando-se o único elo entre as cidades de Torres e Passo de Torres, em Santa Catarina, juntamente com uma balsa que funcionava a poucos metros do local. Feita de madeira e cabos de aço, sua travessia é feita apenas por pedestres.
Vídeos mostram a queda e como ficou o local após o acidente
Informações: Correio de Imbé e Litoral na Rede