
A Câmara de Vereadores aprovou nesta semana, um projeto de autoria do vereador Juliano Baumgarten (PSB), o qual reconhece a arte do grafite como um movimento artístico cultural em Farroupilha.
O grafite tem como base a expressão visual da cultura hip hop através de uma pintura neo-expressionista. O reconhecimento aprovado pelo parlamento busca tornar a arte uma ferramenta de revitalização dos espaços públicos ou privados, desde que haja autorização de seus respectivos gestores.
Baugartem comentou que além do incentivo ao setor cultural, o projeto visa combater o preconceito com o grafite, que é diferente da pichação, que confira o vandalismo.
“Nós estamos em uma região conservadora. E muitas pessoas não conseguem compreender ou entender as manifestações artísticas. E dentro disso, cabe buscar essa reflexão. Quando tu torna algo institucional, as pessoas veem de forma diferente. Passou por uma Câmara de Vereadores, o prefeito sancionou. Isso muda o olhar das pessoas sobre aquilo”, disse.
Conforme expõe o projeto de lei, a arte exposta na rua não poderá fazer referências a marcas ou produtos comerciais e nem aspectos de cunho desrespeitoso ao cidadão. A proposição aprovada seguirá para sanção do prefeito Municipal