Nesta quinta-feira (21) a Frente Parlamentar em Defesa da Implantação da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul do Legislativo caxiense, elegeu a vereadora Rose Frigeri/PT como presidenta do grupo. Junto com ela, estão o vice-presidente Lucas Diel/PDT e o secretário Rafael Bueno/PDT.
De acordo com a petista, a Frente Parlamentar tem como objetivo dialogar e mobilizar a comunidade local e regional, unindo esforços em busca da Implantação da Universidade Federal da Região Nordeste. Rose Frigeri relata que é uma responsabilidade muito grande estar a frente desta defesa, tendo em vista a importância da universidade para a região nordeste.
“É uma responsabilidade muito grande, pois é um desejo de muita gente. Foi uma das propostas mais votadas da Consulta do Orçamento Participativo do Governo Federal e há muitas pessoas engajada nessa luta. Nós queremos resgatar o que já foi feito nessa região, sabemos que essa luta não começou hoje, já tivemos outros momentos iniciativas neste sentido, mas é importante dizer que essa luta é de toda região nordeste do Estado. Queremos juntos com os demais vereadores que compõe a frente parlamentar fazer uma série de atividades que envolva a região como um todo, não apenas uma luta do município de Caxias, então é ainda maior a nossa responsabilidade“, enfatizou.
Durante a apreciação do requerimento aprovado nesta quinta-feira, quase todos os vereadores pediram a palavra. Alguns abordaram a temática na perspectiva da educação, outros sob um viés mais político-partidário, mas todos se colocaram favoráveis à implantação do grupo parlamentar.
“Já contatamos ainda no início deste processo a deputada federal Denise Pessoa e o deputado Estadual Pepe Vargas. Queremos buscar o apoio do Governo Federal e do Ministério da Educação. Provavelmente faremos alguma ida ao ministério agora que a frente já foi instituída para mostrar a nossa demanda, pois na verdade nenhum governo vai resolver coisas que não for demandado, então a viabilidade ou não desta constituição vai depender da nossa mobilização e organização, pois se não tiver organização dos órgãos da região, não vai ter uma universidade federal, pois o governo só faz aquilo que for demandado e que exista luta“, salientou a presidenta da Frente.
Além da presidenta, Rose Frigeri/PT, fazem parte do grupo de parlamentares, os vereadores(as), Adriano Bressan/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Clóvis de Oliveira/PTB, Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Lucas Caregnato/PT, Lucas Diel/PDT, Maurício Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Rose Frigeri/PT e Velocino Uez/PTB.