POLÍTICA

Vereador do PL pede expulsão de Maurício Scalco do partido

Líder da bancada na Câmara, Hiago Morandi, encaminhou ofício ao diretório estadual reivindicando a destituição do ex-vereador da presidência municipal da sigla e abertura de procedimento disciplinar

Vereador do PL pede expulsão de Maurício Scalco do partido
Foto: Reprodução / TV Câmara Caxias

O líder da bancada do PL na Câmara de Caxias do Sul, vereador Hiago Morandi, pede ao diretório estadual que o ex-vereador Maurício Scalco — atual presidente da sigla no município — seja expulso do partido.

Em vídeo, nas redes sociais, o parlamentar mais votado nas Eleições 2024 afirma que a ação ocorre após declaração de Scalco ao Leouve, no dia 1°, durante o evento de posse dos vereadores, em que o ex-postulante à prefeitura disse que a divergência nos votos da bancada durante a eleição da mesa diretora resultou de “erro do ‘líder’ do partido, Hiago Morandi“.

De acordo com Morandi, a fala do presidente do PL Caxias foi efeito da tentativa de Scalco em garantir a nomeação dele e de uma integrante do partido a cargos na bancada da sigla na Câmara, o que não foi atendido.

Nesta sexta-feira (4), Morandi encaminhou ao diretório estadual do PL, presidido pelo deputado federal Giovani Cherini, um oficio em que reivindica a “imediata destituição de Maurício Scalco da presidência do Diretório Municipal do Partido Liberal em Caxias do Sul”.

Solicita no documento, também, a:

  • Dissolução da Comissão Executiva Provisória do PL em Caxias do Sul, com a subsequente nomeação de nova comissão que atenda aos princípios estatuários e políticos do partido“;
  • Instauração de procedimento disciplinar para averiguação das condutas relatadas e aplicação de penalidade de expulsão do Sr. Maurício Scalco do partido“;
  • e a “reiteração da diretriz ética para que o Partido Liberal mantenha sua coerência política, afastando-se de alianças e conchavos com grupos de oposição, como o PT“.

Morandi ainda acusa Scalco de “apoio a partidos de oposição” nas articulações para presidência do Legislativo.

“Cherini e Zucco me indicaram ao cargo”

Para a reportagem, Scalco respondeu ter tomado conhecimento do pedido de expulsão por postagem nas redes sociais e que ainda não teve acesso ao ofício, encaminhado ao diretório estadual do PL.

O ex-vereador apresentou outro documento, datado de 3 de dezembro e assinado pelos deputados federais Cherini e Luciano Zucco, em que o PL estadual indica Scalco para exercer o cargo de coordenador da bancada do partido na Câmara de Caxias e a presidente do PL Mulher, Virginia Boff, para a função de assessoria de bancada.

“(Cherini e Zucco) sugeriram a minha indicação ao cargo pela minha capacidade técnica, sou formado em Direito, e pela minha experiência na Câmara. Dependia de eu aceitar ou não. Ao mesmo tempo, acho estranho essa postura do vereador contra a minha pessoa. Quem tem que se posicionar sobre isso é o presidente estadual, porque eu nem sei o que ele (Hiago) está alegando, mas vamos aguardar”, disse Scalco.

O Leouve aguarda o posicionamento do presidente do PL estadual, Giovani Cherini. Quando houver a resposta, a matéria será atualizada.

Ofício que pede a expulsão partidária de Scalco

Documento apresentado por Scalco