O vereador Gilfredo De Camillis (PSB) protocolou um projeto que institui o Banco Pet no município de Caxias do Sul. O banco social deverá arrecadar, organizar e redistribuir as doações.
Camillis destaca que o principal objetivo da lei é amparar protetores independentes, organizações não-governamentais e famílias de baixa renda que realizam o acolhimento de animais abandonados.
“A gente também luta pela causa animal. A ideia do Banco Pet é ajudar as pessoas que criam seus animais com distribuição de ração, utensílios, medicamentos, materiais de higiene e de uso veterinário. Porquê muitas pessoas não tem condições de criar seus cãozinhos mas são seus companheiros então eles se apegam e estão em dificuldades de comprar até ração. Então a ideia de montar esse Banco Pet, é pra tentar ajudar essas pessoas também e tentar diminuir o número de animais no canil municipal.”
O vereador destacou que o projeto está em fase inicial, muitas reuniões para a organização de todos os passos. Uma destas é para definir o espaço físico onde esse material será armazenado. De acordo com Camillis, o intuito é colocar junto com o Banco de Materiais de Construção que está sendo criado pela prefeitura, nas margens da ERS-122 em Caxias do Sul.
Campanhas para incentivar doações devem ser feitas por toda a Caxias do Sul. As pessoas que receberão essas doações serão devidamente cadastradas e terão que prestar contas dos materiais utilizados. O parlamentar tem a expectativa que o projeto possa ser discutido na Câmara de Vereadores, em meados de abril de 2022.
” As coisas são lentas, elas não andam conforme a ansiedade da gente, porque nos preocupa também o abandono desses animais, principalmente agora que as pessoas vão pra praia e deixam os cachorros em Caxias do Sul”, concluiu ele.