Vazão 10 vezes maior que o normal fecha passarela das Cataratas do Iguaçu

A vazão normal das Cataratas é de 1 milhão e 500 mil litros

Publicado por
20:07 - 29/10/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Vazão 10 vezes maior que o normal fecha passarela das Cataratas do Iguaçu

RCV FM/REPRODUÇÃO

A passarela das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, foi fechada momentaneamente, às 7h26, deste domingo (29). As equipes técnicas também retiraram as grades da passarela. As medidas integram o protocolo de segurança da operação da unidade de conservação. A vazão estava, ao meio-dia, em 15 milhões e 900 mil litros d’água por segundo.

A vazão normal das Cataratas é de 1 milhão e 500 mil litros. Durante a semana a passarela poderá ser liberada, se a vazão diminuir e chegar a média de 7 a 8 milhões, sem previsão de alta novamente.

VEJA OS VÍDEOS DA GRANDE VAZÃO DAS ÁGUAS DAS CATARATAS

Segurança
A equipe técnica da concessionária Urbia Cataratas, que faz a gestão da visitação do Parque Nacional do Iguaçu, e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão que administra a unidade de conservação, seguem monitorando e avaliando em tempo real a situação do Rio Iguaçu, na região das Cataratas do Iguaçu.

Visitação
Todos os mirantes da Trilha das Cataratas estão liberados. A visitação turística neste domingo segue normalmente até às 16 horas. Para visitar o parque é preciso adquirir o ingresso online pelo site oficial: cataratasdoiguacu.com.br.

O município de Dois Vizinhos é um dos mais afetados pelas inundações neste sábado n Sudoeste do Paraná. Muitos pontos da área urbana da cidade paranaense estão tomados pelas águas, que invadem casas e estabelecimentos comerciais.

A UPA do município teve que suspender os atendimentos devido à enchente, descrita como histórica e a maior em muitos anos. Abrigos foram abertos pela Prefeitura para receber as famílias desalojadas pela chuva.

As águas subiram muito rapidamente durante a manhã e tomaram conta de dezenas de quarteirões do município. A situação é mais crítica em pontos mais baixos da localidade, onde há grande acúmulo de água. A Defesa civil pede que quem tiver barcos ofereça ajuda ante a necessidade de resgate de pessoas na enchente.

De acordo com a Defesa Civil de Dois Vizinhos, o Bairro Sagrada Família é o mais afetado pelas inundações com ruas e quarteirões inteiros tomados pelas águas da inundação. Moradias precárias foram invadidas pela enxurrada e a prefeitura trabalha para remover os afetados.

Imagens aéreas gravadas com drone pela Falcon-32 e publicadas pela emissora de rádio comunitária RCV FM de Dois Vizinhos mostram a extensão da enchente no município do Sudoeste do Paraná com grande parte da área urbana registrando alagamentos e pontos de inundação.

Fonte: Band e MetSul Meteorologia 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp