Vaquinha literária: escritora da Serra Gaúcha busca apoio para receber prêmio na Suíça

Milena Farias, 25 anos, de Morro Reuter, conquistou o 8º Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros com a obra ‘A Ansiedade é uma Companheira Cruel’

Publicado por
18:39 - 19/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Vaquinha literária: escritora da Serra Gaúcha busca apoio para receber prêmio na Genebra. (Foto: Arquivo Pessoal)

Vaquinha literária: escritora da Serra Gaúcha busca apoio para receber prêmio na Genebra. (Foto: Arquivo Pessoal)

Milena Farias, uma jovem de 25 anos, da cidade de Morro Reuter, conquistou o 8º Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros, promovido pelo Salão do Livro de Genebra. O prêmio homenageia autores independentes publicados no Brasil e na Suíça, abrangendo diversos gêneros literários.

Desde o Ensino Fundamental, Milena demonstrava interesse pela escrita. Na adolescência, começou a publicar poesias nas redes sociais. Sua jornada literária tomou um rumo mais definido quando, insatisfeita com o curso de Comércio Exterior, redescobriu sua paixão pela escrita.

Foi quando deu aquele choque de ‘tá, não é isso que eu quero pra minha vida, o que eu vou fazer?’ E aí eu voltei a pensar na escrita“, conta a autora.

No ano 2019 ela descobriu a plataforma Amazon, onde começou a publicar e-books. Mesmo sem compreender totalmente o funcionamento, Milena se inseriu no universo literário da Amazon e teve a oportunidade de reescrever um romance que alcançou sucesso na plataforma.

Em 2022, enfrentando uma “crise existencial”, Milena decidiu estudar marketing e mergulhar em sua veia criativa. Para enfrentar a ansiedade, ela escreveu o e-book A Ansiedade é uma Companheira Cruel, lançado em setembro também por meio da Amazon. Este foi o trabalho que lhe rendeu o prestigiado prêmio.

(Foto: Arquivo Pessoal)

A notícia chegou em 15 de janeiro, quando a escritora recebeu um e-mail da editora Helvetia Editions, explicando sobre a premiação no Salão do Livro de Genebra. A conquista veio acompanhada da necessidade de custear a viagem, levando Milena a iniciar uma campanha de arrecadação de fundos para realizar o sonho de participar da cerimônia.

Foi o primeiro grande reconhecimento que eu tive nesse meio. Então, nossa, valeu a pena, que bom que eu não desisti. Eu vejo como um possível divisor de águas na minha vida, é uma oportunidade que eu nunca tive“, compartilha a escritora que pretende dar continuidade na carreira e está em busca de editoras para a publicação de livros futuros.

A cerimônia está agendada para o dia 6 de março e Milena já conseguiu cobrir parte das despesas, incluindo o hotel. No entanto, para custear as passagens e o restante dos gastos, ela está promovendo uma vaquinha e vendendo rifas. Para obter mais informações ou contribuir para a realização desse sonho, você pode acessar o perfil no Instagram da autora no @autoramilenafarias.

escritora

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp