A vacina contra a gripe também pode ser eficaz na redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Calgary, no Canadá, que analisou registros de saúde de mais de quatro milhões de pessoas ao longo de nove anos.
O imunizante já é conhecido por reduzir o risco de ataque cardíaco e hospitalização em pessoas com doenças cardíacas. Segundo um dos autores do estudo, o médico Michael Hill, objetivo era descobrir, agora, se a vacina tem as mesmas qualidades de proteção para os que estão em risco de AVC.
De acordo com o resultado publicado pela revista SciTechDaily, o risco de AVC acabou sendo menor em pessoas que tinham sido vacinadas há pouco tempo com a vacina anual contra a gripe. Ainda segundo a investigação, o risco acabou sendo menor nos primeiros seis meses após a infecção. “Prevenir ou reduzir a gravidade da gripe é um fator de proteção, principalmente para o AVC. Beneficiaram tanto homens e mulheres e que houve uma clara redução no risco com o aumento da idade”, explicou Michael Hill.