Comportamento

UTI do Hospital São Carlos de Farroupilha recebe selo de UTI eficiente

UTI do São Carlos
Foto: Divulgação/Hospital São Carlos

O certificado de UTI eficiente, emitido pelo Sistema Epimed em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB), foi entregue aos profissionais da UTI do Hospital São Carlos, de Farroupilha, no XI Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva, realizado de 25 a 27 de agosto, em Bento Gonçalves.

Duas mil UTIs privadas e públicas foram avaliadas e apenas 129 unidades foram reconhecidas com o selo que atesta a contribuição de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado aos pacientes de alta gravidade e complexidade.

De acordo com a Matriz de Eficiência gerada pelo Sistema Epimed, uma UTI eficiente é aquela que obtém bons resultados clínicos com uso mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos internados.

O selo de UTI eficiente tem validade de um ano e contribui para a projeção positiva do nome do Hospital São Carlos em âmbito nacional.

As coordenadoras médicas da UTI, Doutoras Júlia Bossardi e Caroline Viezzer, complementam as informações.

“A AMIB e a Epimed criaram o projeto chamado UTIs Brasileiras, no qual os hospitais inscritos, como é o nosso caso, conseguem utilizar a versão gratuita do sistema Epimed, de análise de indicadores de UTI, com o qual temos os dados suficientes para analisar e melhorar cada vez mais a qualidade e o cuidado dos nossos pacientes”, diz dra. Júlia Bossardi.

“Nós fomos os únicos que obtivemos o selo de UTI eficiente dentro do projeto UTIs Brasileiras, que utiliza o sistema de forma gratuita, o que é extremamente gratificante, considerando que 2021 foi um ano desafiador por conta da pandemia! Este selo nos mostra que estamos no caminho certo, buscando bons resultados e o melhor aos nossos pacientes”, afirma dra. Caroline Viezzer.

As médicas deixam os agradecimentos. “Não fazemos nada sozinhas. Esse prêmio é resultado do esforço diário da nossa equipe multidisciplinar da UTI, composta pela higienizadora, equipe de fisioterapia, o controle de infecção hospitalar, equipe de enfermagem, de nutrição e assim por diante. Cada um tem a sua parcela para termos conseguido conquistar esse resultado”, lembra Dra. Júlia.

“Agradecemos também a direção do hospital, que não mede esforços e sempre nos apoiou para obtermos os melhores resultados para os nossos pacientes”, finaliza dra. Caroline.

A conquista foi celebrada internamente e as equipes de profissionais das UTIs 1 e 2 foram homenageadas.