Comportamento

Usuários do transporte coletivo registram novos momentos de superlotações em Caxias do Sul

Fotos e Vídeos: Leitores do Leouve / Especial
Fotos e Vídeos: Leitores do Leouve / Especial

No dia 14 de janeiro deste ano, os usuários do transporte coletivo urbano de Caxias do Sul, enviaram ao Portal Leouve, por meio do Whatsapp (54) 9.9692-3999, vídeos de superlotações em diversos itinerários. 

Novamente, nesta semana, vídeos e fotos de ônibus circulando com excesso de passageiros em determinados horários foram encaminhados.

Um leitor enviou a seguinte mensagem:

“Prezados! Venho por meio deste em virtude do aumento dos casos da covid-19 relatar o descaso da companhia Visate, uma vez que a linha L70 (Planalto Rio Branco) sofreu redução de frota ficando unificada com a linha L39 (São Francisco) nos horários de pico, passando a não ter a volta das 18:50 na estação Pompéia. Possuo imagens e até vídeos dessa situação que proporciona a propagação do vírus. Já entrei em contato com a visate e apenas registraram a reclamação. Portanto, gostaria de fazer a divulgação dessa negligência diante do cenário que estamos enfrentando.”

“Bom dia a linha Montes Claros 30 no horário de 06:20 lotado!!!! Essas são as mudanças de horário que a visate fez!!!”

Ainda, recebemos relatos de superlotação de ônibus nas linhas 53 Parque Oásis/Milenium. “Pessoas desde as 18:30 esperando e passou somente as 19:40. Pedem pra gente denunciar esse absurdo mas nada é feito”, relatou a passageira.

“Boa tarde ! Gostaria de denunciar a superlotação do ônibus linha 84A Morada dos Alpes via Fátima no horário das 18h30 (saída do centro). Eu e várias pessoas tivemos que entrar pela porta de trás pois o próximo ônibus viria somente às 19h20”, relata outro usuário do transporte.

“Vi que vocês postaram uma matéria hoje da visate …  Gostaria de enviar uma foto da linha 29 (Iracema ) Todo dia a mesma coisa.. horário das 18:50 e das 19:20”

Houve registros de atrasos dos horários de linhas também. Segundo um morador ” a galera do bairro Pioneiro aguardando o ônibus que era pra passar 7:30 e já são 7:45 e nem sinal do ônibus”.

Na postagem do dia 14 de janeiro, a equipe do Portal Leouve entrou com contato com a Visate a qual preferiu não se manifestar e a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM) encaminhou a seguinte nota sobre o assunto.

“A SMTTM mantém continuamente fiscalizações no Transporte Coletivo Público Urbano, e em casos de observância de excesso de passageiros nos ônibus, há contato com a concessionária para que seja ampliada a oferta de horários à população. Cabe salientar que desde os anos 2000, entre os meses de janeiro e fevereiro, há diminuição da oferta de horários em razão da adoção da “tabela de verão”, autorizada pela SMTTM. Entretanto, caso a redução de horários seja superior àquela autorizada, a concessionária será autuada, como já ocorreu em 2022. Em caso de dúvidas ou para denúncias, a SMTTM atende pelo telefone (54) 3290.3900.”