Uma das principais promessas de campanha do atual prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB), a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte parece estar próxima de se concretizar.
Durante entrevista coletiva realizada na manhã de quarta-feira, dia 7, no Centro Administrativo Municipal, Guerra afirmou que abrirá a UPA Zona Note até setembro.
“A UPA Zona Norte vamos abrir até setembro”, disse o prefeito.
Durante a campanha Guerra prometeu a abertura imediata da UPA Zona Norte, mas após conhecer a realidade financeira do município, o prefeito recuou e buscou parceiros para que ela pudesse funcionar por meio de uma gestão compartilhada. O período de inscrições para empresas interessadas em fazer a parceria para a gestão conjunta com o município encerrou no final do mês de abril. Agora, a prefeitura analisa a documentação apresentada pelas empresas para decidir qual será a vencedora. O prédio onde a UPA será instalada está pronto desde 2014.
Guerra também destacou que a saúde é prioridade na sua gestão e que os investimentos na área serão incrementados.
“A nossa meta é que Caxias do Sul tenha 30% do percentual do orçamento para a saúde, sendo que o percentual legal exigido seria de 15%. Isso prova que saúde pública é prioridade”, projeta.
O prefeito também espera dar sequência aos mutirões de atendimento que já ocorrem nos serviços odontológicos e devem ser expandidos para outras especialidades da saúde no município.