
A partir de 18 de janeiro, os usuários da Unimed passam a contar com uma nova e moderna Unidade Materno-Infantil com conceito de hotelaria junto ao hospital no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul. A inauguração ocorreu na noite desta terça-feira (18) e contou com a presença de autoridades e representantes de diversas cidades da Serra Gaúcha.
A estrutura reúne Centro Obstétrico (com setor de parto normal, em que há dois quartos de pré-parto, parto e pós-parto e cinco leitos de observação, e com setor de parto cirúrgico, com três salas para as cesáreas e oito leitos de recuperação); UTIs (com 10 leitos individualizados de UTI neonatal, cinco leitos individualizados de UTI pediátrica e sete leitos de cuidados intermediários); Internação Obstétrica (com 22 leitos, entre semiprivativos, privativos e de isolamento); e Internação Pediátrica (com 13 leitos, entre semiprivativos, privativos e de isolamento, além de brinquedoteca).
Com a inauguração, a capacidade do Complexo Hospitalar Unimed salta de 112 leitos para 168 leitos.
Conforme o vice-presidente da Unimed Nordeste-RS, Carlos Castellano Silveira, a ampliação de toda a estrutura em um prédio ainda maior que o setor mais antigo do hospital, mostra o avanço da entidade e também reflete a importância do local para ser referência na área materno-infantil em toda a região.

A partir de um investimento de R$ 40 milhões, esta nova área faz parte de uma ampliação que está sendo inaugurada em três fases. A primeira delas, com corte de fita em março de 2017, deu início ao funcionamento do Pronto-Atendimento Caxias do Sul, do Centro Cirúrgico Ambulatorial e da Farmácia Unimed junto ao Complexo. Ao longo de 2018, também foram inauguradas no prédio da ampliação a Hemodinâmica e a Endoscopia.
A segunda etapa, que sai do papel agora, traz a Unidade Materno-Infantil. Por fim, a terceira fase marcará a inauguração dos últimos dois andares. A obra está em andamento desde março de 2014. O novo prédio também está triplicando a área construída do Hospital Unimed Caxias do Sul. Diante de uma obra superlativa, a porção inaugurada em 2004, com 13.350 metros quadrados, passa a ser denominada Bloco A, enquanto o prédio de ampliação passa a se chamar Bloco B. Esse último, ao todo, tem 30.771 metros quadrados.
Para a realização de um número ainda maior de atendimentos no Complexo Hospitalar Unimed – em média, pela Unimed, já são realizados 222 partos e 116 internações infantis (zero a 14 anos) por mês –, a cooperativa contratou 300 profissionais, principalmente da área da enfermagem. Com o ingresso desse novo grupo, realizado em um período de tímida recuperação econômica no Brasil, a Unimed Nordeste-RS passa a contar com 2,3 mil funcionários, o que a torna uma das maiores empresas da região e uma das mais bem-sucedidas operadoras de planos de saúde brasileiras.
(Fotos: Maicon Rech/Grupo RSCOM)


