
Inaugurado nesta quarta (15), o módulo escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, em Caxias do Sul, ampliou os espaços na unidade para a realização de cursos e oficinas profissionalizantes voltadas aos adolescentes em virtude da desocupação das antigas salas de aula.
A nova estrutura, concluída em cinco meses, contou com investimento de R$ 740 mil, com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), por meio da Secretaria da Educação.
A inauguração foi realizada pelos secretários de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) Catarina Paladini, e da Educação Faisal Karam, além do presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), Robson Luis Zinn.
O secretário Catarina Paladini salientou que esta infraestrutura é uma entrega valorosa à sociedade. “Os índices de socioeducacão demonstram a importância do trabalho aqui realizado com mais de 80% de aprovação nas provas do Encceja. Agora, com esse espaço estruturado, os internos terão melhores condições de ressocialização”, explicou Paladini.
O presidente da Fase destacou que a obra representa a modernização e qualificação do processo educacional na fundação, na medida em que destina um local diferenciado voltado à formação e ao aprendizado dos jovens.“ Vamos conseguir aproveitar os espaços das antigas salas de aula que ficaram vagos para a realização de cursos profissionalizantes, o que significa aumentar ainda mais o nível de qualificação dos adolescentes visando sua colocação no mercado de trabalho após o cumprimento da medida”, disse Zinn.
A estrutura construída em alvenaria, em uma área de 315 m², anexa à unidade, é composta por cinco salas de aula e laboratório de informática, biblioteca, salas de professores e da direção.
Histórico
Em 2017, a Fase assinou convênio com a Secretaria da Educação, no valor de R$ 10 milhões, para a construção de nove unidades escolares autônomas e um ginásio poliesportivo em diversas unidades de internação do RS. O módulo da Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, em Caxias do Sul, é o segundo a ser entregue.
Além dele, está em funcionamento o módulo da Escola Humberto de Campos, no Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria. Os municípios de Porto Alegre, Pelotas, Uruguaiana e Santo Ângelo também receberão estruturas de ensino que deverão ser entregues no biênio 2019/2020.