Último final de semana do Entrai será durante a celebração dos 148 anos da imigração italiana no RS

Mais três dias para resgatar, vivenciar e preservar a cultura, valores e costumes trazidos pelos imigrantes

Publicado por
15:45 - 18/05/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Nelson Dagnese

Nesta sexta-feira 19 de maio, a partir das 14h, será realizado o 20º Encontro das Tradições Italianas – Entrai, na Praça de Nova Milano, em Farroupilha. O primeiro final de semana da festa registrou um público de 20 mil pessoas. As atividades seguem no sábado e domingo, com diversificadas atrações artísticas, gastronomia típica, artesanato, exposições e agroindústrias locais.

Nova Milano é considerado o berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul, visto que os registros históricos trazem o dia 20 de maio de 1875 com sendo a data oficial da chegada das primeiras três famílias de Tommaso Radaelli, Stefano Crippa e Luigi Sperafico, oriundas de Olimate, na Província de Milão.

Diante disso, o Dia da Imigração Italiana será celebrado no sábado ao meio-dia com uma homenagem no palco do Entrai com as presenças do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, o vice-cônsul, Matteo Marroni e do cônsul honorário, Gelson Castellan. Outra ação que será realizada nos dias 20 e 21, das 8h às 17h, junto à Escola Santa Cruz, será a coleta dos dados biométricos necessários à emissão do passaporte eletrônico que, depois de impresso, será entregue ao cidadão. Os atendimentos serão somente para as pessoas que possuem dia e horário marcados, agendados diretamente pelo Consulado, após envio prévio de documentação.

A animação do sábado ficará por conta do Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó, Coral São Brás, Robson Gervasoni e Banda, Teatro Adulto Radicci e Genoveva, Tenor Dirceu Pastori e Grupo Ragazzi Dei Monti. No domingo, a programação inicia às 10h, com missa em italiano na Paróquia Santa Cruz com o Coral Tramontina, seguida no palco com a apresentação do Coral Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha, almoço típico no salão da paroquial, Vocal Allegro, Soprano Liziane Rufatto, Musicale Kremony, Banda Brilha Som e Carol Gobbato.

As agroindústrias locais estarão presentes com os produtos coloniais típicos da região como salames, queijos, geleias, biscoitos e vinho. A Associação dos Moradores de Nova Milano vai comercializar massa, capeletti, tortéi, cucas, esfregolá (tipo de biscoito), quentão e bebidas. O Clube de Mães As Milanesas, que em agosto vai comemorar 30 anos, marca presença preparando no local o tradicional grostoli ou cueca-virada (massa doce, frita e finalizada com açúcar e canela em pó), pães caseiros e o prato italiano: polenta brustolada, fortaia, linguiça e queijo. Outra opção, além da praça de alimentação, é o almoço típico no salão da paroquial de Nova Milano. O cardápio inclui sopa de capeletti, pien, carnes de gado, porco e frango, massa, maionese, salada, pão e cafezinho.  O ingresso custa R$ 68. Informações e reservas pelo telefone (54) 99927.7223.

Programação:

Sexta-feira, 19 de maio
19h – Homero Couto
20h – Grupo Partigiani

Sábado, 20 de maio
11h – Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó
13h – Coral São Brás
14h – Robson Gervasoni e Banda
15h30min – Teatro Adulto Radicci e Genoveva
17h – Missa na Paróquia Santa Cruz – Praça de Nova Milano
17h30min – Tenor Dirceu Pastori
19h – Grupo Ragazzi Dei Monti

Domingo, 21 de maio
10h – Missa na Paróquia Santa Cruz – Praça de Nova Milano – Com Coral Tramontina
11h – Coral Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha
11h30min – Almoço Típico no Salão da Paróquia Santa Cruz de Nova Milano
*Informações e reservas de ingressos: 54.9.9927.7223
12h – Vocal Allegro
13h – Soprano Liziane Rufatto
14h – Musicale Kremony
16h – Banda Brilha Som
18h30min – Carol Gobbato

O 20° Encontro das Tradições Italianas, conta com projeto de Lei Estadual via Secretaria de Estado da Cultura, com a realização da Prefeitura Municipal de Farroupilha, gestão cultural da AM9 Produções e tem o patrocínio de Vinícola Casa Perini e Jota Pe Vinhos, Biamar, Grupo Sazi, Multinova, Felico Móveis, Bigfer, Tecnova Oderich e Giro Transportes; apoio do Sicredi, Sebrae, Fachinni Extintores e Di Capri Hotel; financiamento Pró Cultura RS.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp