
Inovação e envelhecimento, jovens e idosos, startupeiros e aposentados se conectam em uma nova iniciativa da Universidade de Caxias do Sul. Na terça-feira (17) foi lançado um edital para um processo de seleção, pré-aceleração e busca de investidores para startups que apresentem projetos de produtos e serviços inovadores tecnológicos voltados para o envelhecimento humano saudável. Primeira grande ação do Instituto de Longevidade da UCS, criado neste ano, o projeto iNOVA 60+ é realizado em conjunto com a agência UCS iNOVA, que reúne a estrutura da Universidade voltada à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
A partir de um levantamento feito diretamente com idosos e com profissionais que atendem a este público, foram identificadas demandas em três grandes áreas – às quais devem se orientar os projetos das startups: atenção à saúde (prevenção, monitoramento e tratamento), mobilidade (deslocamento doméstico ou em locais públicos) e acessibilidade (a atividades cotidianas, lazer e serviços).
Assim, os produtos, dispositivos ou serviços a serem propostos podem contemplar tanto às pessoas com mais de 60 anos, especificamente, ou às demais faixas etárias em geral, desde que voltados ao envelhecimento saudável, como a prevenção a doenças que podem ser desencadeadas ou agravadas na velhice, conforme explica a coordenadora do Instituto da Longevidade, prof. Dra. Verônica Bohm, especialista em Gerontologia e docente de mestrado e graduação em Psicologia da UCS.
“A população brasileira está envelhecendo de forma acelerada e precisamos propor alternativas e soluções para que a sociedade esteja preparada para dar conta das necessidades desse público”, observa a coordenadora. “Como instituição comunitária, atenta às demandas da atualidade, sendo destaque nacional em inovação e com mais de 30 anos de pesquisas e atuação no campo do envelhecimento humano, a UCS tem expertise e conhecimento para orientar ações que possam melhorar a qualidade de vida frente às transformações demográficas atuais”.
Palestra de lançamento
O lançamento do edital do iNOVA 60+ será marcado pela realização de uma palestra on-line com a pós-doutora e pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (SP), Paula Costa Castro, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia. A apresentação deverá mostrar como a tecnologia pode contribuir para um envelhecimento ativo, sendo instrumento para contextualizar os empreendedores das startups à criação de propostas inovadoras para uma vida longeva autônoma. A transmissão ao vivo ocorre pelo YouTube da UCS, a partir das 19h.