Nesta segunda-feira (4), foi lançamento do Centro de Coletas de Células-Tronco. Essa ação é uma parceria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), juntamente com a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética – Anadem e a R-Crio Criogenia S.A. O local será sediado na própria UCS.
Sendo assim, a universidade, que já possui pesquisas na área de terapia celular, torna-se referência em armazenamento e coleta de células-tronco na região. Dessa forma, o novo centro também consiste no primeiro implantado no Rio Grande do Sul, além de ser o terceiro de todo o Brasil.
Então, o objetivo é propor protocolos acessíveis, factíveis, capacitação, tecnologia e espaço físico. Além, claro, de estimular a discussão do tema entre estudantes, professores, pesquisadores, colaboradores e parceiros externos. Por isso, a possibilidade da associação do grafeno com a medicina regenerativa torna-se um diferencial.
As coletas de Células-Tronco
Dessa forma, as coletas serão realizadas na Clínica Odontológica da Universidade e, posteriormente, também ocorrerão via Centro Clínico da Instituição. Para tal, o processo de agendamento envolve um pré-cadastro, assinatura do contrato, exame clínico, agendamento para a coleta e, posterirormente, a coleta.
O valor para a coleta é de R$6 mil. A partir do segundo ano, o valor anual será de R$890 para manutenção do armazenamento.