Em cerimônia militar alusiva ao Dia do Exército, no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), na sexta-feira (19), o general Hertz Pires do Nascimento, comandante Militar do Sul anunciou o envio de 150 militares do Rio Grande do Sul para Roraima, em função das tensões entre Venezuela e Guiana. O efetivo destinado será oriundo das cidades de Bagé, Santana do Livramento e Jaguarão. Os militares se juntarão ao esforço nacional para fortalecer a presença brasileira na região de fronteira.
Além disso, o general também destacou o trabalho realizado pelo Comando Militar do Sul (CMS) no atendimento das enchentes e temporais no RS nos últimos meses.
“Estamos prontos, solidários com os nossos brasileiros nos momentos de crise, nos momentos de dor e prontos para cumprir o que está previsto na nossa constituição, que é a defesa. Por isso, estamos enviando em maio um contingente para substituir a tropa que está na fronteira Norte do país, face a uma ameaça atual. Será uma missão para nós considerada a missão real e nosso preparo é muito específico”, citou.
Relembre: Nicolás Maduro promulga lei que cria província da Venezuela em território da Guiana
O presidente Nicolás Maduro promulgou uma lei que cria uma província da Venezuela em Essequibo, que é um território internacionalmente reconhecido como sendo da Guiana. O texto foi assinado na noite de quarta-feira (3).