A 5ª Vara Federal de Caxias do Sul condenou 25 pessoas investigadas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Teiniaguá, pela prática dos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Entre os condenados, estão três líderes da facção “Os Manos”, os quais receberam as penas mais altas, que ultrapassam 30 anos de reclusão. A sentença foi publicada no dia 01 de outubro.
A Operação Teiniaguá desarticulou parte importante da organização criminosa que atua dentro e fora do sistema prisional gaúcho, responsável pela aquisição de grandes carregamentos de drogas e armas de fogo que eram trazidas do Paraguai até o sul do Brasil e abasteciam a maior facção atuante no narcotráfico estabelecida na cidade de Caxias do Sul.
A investigação, que durou aproximadamente seis meses, apurou que nesse período o grupo internalizou em solo brasileiro mais de uma tonelada e meia de cocaína, e remeteu de forma ilegal para o exterior cerca de vinte e cinco milhões de reais, destinados ao pagamento dessas cargas negociadas com narcotraficantes paraguaios. Parte considerável desses carregamentos de entorpecentes, eram habitualmente destinados a Serra Gaúcha.
Três importantes líderes do grupo criminoso investigado que atualmente encontram-se recolhidos em Presídios Federais, dois deles naturais de Caxias do Sul, foram sentenciados à pena de 33 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado. Outras 22 pessoas também foram condenadas por crimes relacionados ao tráfico de entorpecentes, recebendo penas variam de 4 a 14 anos de reclusão.