Três times da Divisão de Acesso 2023 encaminharam a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS), um pedido de análise de um caso envolvendo um atleta do Tupi de Crissiumal, em que teria atuado irregularmente na partida contra o Brasil de Farroupilha válida pela 5ª rodada do Campeonato Estadual. Se for punido, o time deve perder pontos ou mandos de campo.
Leia mais
Ocorre que o atleta Matheus Ferreira Velasque foi expulso no primeiro jogo da competição, onde o Tupi foi derrotado para o Veranópolis pelo placar de 2 a 0. Aos 21 minutos do segundo tempo ele recebeu o cartão vermelho por conta, de acordo com a súmula do jogo, de “Força excessiva na disputa de bola, sendo que o mesmo recebeu atendimento médico e teve que ser substituído”.
O atleta cumpriu a suspensão automática gerada pelo cartão vermelho na rodada seguinte e seguiu atuando nas rodadas subsequentes.
Porém, este lance passou então por um processo disciplinar no TJD e no dia 10 de maio, que ficou definida a punição de dois jogos sem entrar em campo, com base no artigo 254 §1º, I, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A punição teria que ter sido cumprida já no jogo seguinte diante do Brasil de Farroupilha, em que ocorreu no dia 14 de maio, porém o atleta esteve em campo nesta partida, o que infringiria o estabelecido no regulamento da competição.
Os times que pedem a revisão deste caso são Veranópolis, Gaúcho e Passo Fundo.
De acordo com informações obtidas pelo Portal Leouve, não houve nenhum pedido de efeito suspensivo para a punição. O processo segue agora no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), para avaliação. A punição pode ser a perda de pontos para o time de Crissiumal.
A equipe atualmente ocupa a terceira posição no Grupo A, com 13 pontos, hoje, estando dentro da zona de classificação à próxima fase da competição.