Uma distribuição de cestas básicas à população no Recife terminou em tragédia com a queda do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte da cidade. O incidente aconteceu na tarde da sexta-feira (30), deixando duas pessoas mortas e 25 feridas. Há seis dias, placas solares haviam sido instaladas na igreja. A Polícia Civil de Pernambuco investiga o caso.
Em imagens capturadas por câmeras de monitoramento próximas ao estabelecimento religioso, é possível ver que a estrutura lateral da igreja permanece de pé, enquanto a parte central do telhado desaba de repente. Os corpos das vítimas – identificadas como Antônio José dos Santos, de 54 anos, e Maria da Conceição França Pinto, de 68 – foram localizados sob os escombros entre os bancos do santuário. A maioria dos feridos teve escoriações leves.
Ver essa foto no Instagram
Havia cerca de 70 pessoas no local quando houve o desabamento.
Placas solares instaladas
A empresa que instalou as placas solares há seis dias no telhado da igreja, a SunBrasil, disse que tinha laudo autorizando obra. Por meio de nota, a empresa manifestou pesar e disse que “está atuando firmemente para esclarecer as circunstâncias e razões do acidente, prestando o máximo de apoio”. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso e se há relação entre a instalação das placas na estrutura e a queda do teto.
O padre Emerson Borges, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, também divulgou uma nota sobre o acidente. “O Santuário Nossa Senhora da Conceição se une aos moradores do nosso amado morro neste momento. De imediato, estamos ao lado das vítimas e de seus familiares, nossa prioridade. Equipes de socorro estão presentes numa força tarefa em atendimento deste trágico acidente. Que as nossas orações sejam elevadas a Deus por intercessão da Imaculada Conceição”, disse o padre.
Em memória
O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, no Recife, fará uma missa neste sábado (31) em memória das duas pessoas que morreram após o desabamento do teto da igreja. A missa será realizada a partir das 18h na praça do Morro da Conceição. O celebrante será Dom Paulo Jackson, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife.