Últimas

"Ter aeroporto significa que Gramado voltou para o jogo", diz secretário de Turismo sobre retomada de operações do Salgado Filho

Terminal em Porto Alegre voltará a receber voos comerciais de forma parcial a partir do dia 21 de outubro com 128 pousos e decolagens por dia

"Ter aeroporto significa que Gramado voltou para o jogo", diz secretário de Turismo sobre retomada de operações do Salgado Filho
Foto: Fraport Brasil/ Divulgação

A retomada das operações, mesmo que parcial, do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no dia 21 de outubro deve impactar diretamente o turismo na Serra Gaúcha. Na data, o serviço voltará a receber voos comerciais. O complexo foi inundado (foto) em maio deste ano, devido aos fortes temporais que atingiram o Rio Grande do Sul, no fim de abril e início de maio, e provocaram a situação de calamidade. À época, a pista do aeroporto de Porto Alegre ficou submersa por 23 dias.

Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

No fim da semana passada, foi retomada a venda de bilhetes aéreos com destino ou partida do aeroporto internacional. A expectativa é de que o retorno da operação aumente o fluxo de turistas, especialmente na Região das Hortênsias, levando em conta que a maioria dos turistas de fora do Estado passa pelo terminal para visitar Gramado e Canela.

Gramado

Dentro desse contexto, o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci, lembra que o fluxo de turismo de Gramado se dá ao longo de todo o ano com a realização de inúmeros eventos que contam com grande participação do público fora do Rio Grande do Sul.

Demais regiões do país são grandes emissores de turistas para Gramado“, contextualiza.

Ele afirma que a falta de conectividade aérea ou a diminuição do fluxo de passageiros teve um impacto gigante no setor da cidade. A prova disso é que em julho, mês de grande temporada, devido às férias escolares de inverno, houve 50% de ocupação da rede hoteleira, quando eram esperados 85% no período.

Então a reabertura do Salgado Filho mesmo que de forma parcial, primeiro representa um aumento da visitação na cidade e, além disso, simbolicamente, representa uma reabertura do RS com o resto do Brasil“.

Com a reabertura do Salgado Filho, o secretário explica que ainda não tem como estimar o incremento turístico na região, contudo, garante que em linhas gerais, deve ampliar bastante a visitação. Gramado tem 80% da economia baseada no turismo. O Natal Luz, por exemplo, evento que começa no final de outubro, tem como principal consumidor o público paulista.

Ter aeroporto significa que Gramado voltou para o jogo e está existindo de novo para o turismo nacional. De fato dependemos muito do aeroporto e é fundamental essa recuperação da conectividade“.

Canela 

Já, em Canela, o turismo representa 76% da matriz econômica da cidade. A informações é do secretário da pasta, Gilmar Ferreira. Na mesma linha, ele relata que a ausência do Salgado Filho gerou grande impacto na rede hoteleira da cidade e reconhece a dependência com o aeroporto da capital

Nós somos total dependentes do Salgado Filho, por isso a importância de que a tragédia deixe algum legado“.

A retomada, mesmo que ainda não plena, também é comemorada por Ferreira. Ele revela a expectativa é de que a época de Natal seja bastante movimentada com o retorno definitivo do serviço. O secretário aponta que além da questão social-econômica, a conectividade também é importante para gerar confiança no destino.

Nas feiras percebemos a importância de ter um aeroporto. Ficamos isolados no país“, pontua. “Estamos muito felizes com a volta do aeroporto por várias questões. Uma delas, eu volto a insistir, a confiança no destino“, completa.

A retomada

De acordo com a concessionária do aeroporto, a Fraport Brasil, a previsão é de que o aeroporto possa operar em 100% da sua capacidade a partir de 16 de dezembro. O Ministério de Portos e Aeroportos e a Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul já anunciaram que a retomada dos voos diários se dará de forma gradual, com 128 pousos e decolagens por dia, o equivalente a 896 voos semanais e mais de 3,8 mil voos por mês. Os voos serão operados das 8h às 22h.