O temporal que caiu no final da tarde desta sexta-feira (12), provocou vários estragos na área urbana de Caxias do Sul. Bastaram cerca de 20 minutos para deixar um rastro de alagamento, árvores caídas e destelhamentos em alguns pontos da cidade.
A região mais atingida foi a Zona Oeste, com árvores sendo derrubadas pela forte ventania na Rota do Sol. De acordo com o Grupo Rodoviário da Brigada Militar, algumas árvores caíram entre a ponte seca e a rotatória de acesso a Monte Bérico.
Alguns pontos de alagamentos foram registrados na área central. A esquina das Ruas Vinte de Setembro e Vereador Mário Pezzi, ficou por alguns minutos debaixo d’água. Assim como na esquina na Feijó Júnior e Pinheiro Machado, no bairro São Pelegrino.
No bairro Nossa Senhora de Lourdes um árvore caiu próximo da igreja e interditou parte da pista da Rua Os 18 do Forte. Já na Rua Jacob Luchesi, parte do telhado de uma empresa caiu e ficou sobre a garagem localizada no pátio.
Já o bairro Marechal Floriano registrou o maior alagamento durante o temporal, a Rua Bento Gonçalves, em frente ao estádio Centenário ficou praticamente intransitável em razão da enxurrada que invadiu as duas pistas próximo da rotatória. Alguns motoristas que tentaram enfrentar o alagamento ficaram empenhados no local.
Nem a igreja do bairro Santa Lúcia escapou dos estragos da chuvarada. Galhos de árvores caíram por causa da ação dos ventos e quebraram os vidros de proteção ao redor da igreja. Cerca de 13 vidros espatifaram e os cacos ficaram espalhados pela Rua Ernerto Zanzorro, próximo da rotatória com a Jacob Luchesi.
De acordo com a RGE, os bairros Pio X, Santa Catarina, Pioneiro, Marechal Floriano e parte do Centro estão sem energia elétrica, e os trabalhos para reestabelecimento deve entrar madrugada a dentro.