Comportamento

Surto de sarampo atinge 43 cidades do Brasil

Surto de sarampo atinge 43 cidades do Brasil Surto de sarampo atinge 43 cidades do Brasil Surto de sarampo atinge 43 cidades do Brasil Surto de sarampo atinge 43 cidades do Brasil
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
A lista das 43 cidades com surto ativo de sarampo está disponível no site do Ministério da Saúde. Foto: Agência Brasil

Quarenta e três cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia estão em surto ativo de sarampo. O alerta é principalmente para as crianças de seis meses a um ano que vão visitar esses locais.

A orientação do Ministério da Saúde é que os responsáveis pelos pequenos procurem os postos de vacinação pelo menos quinze dias antes de viajar para uma dessas cidades.

Segundo o ministério, a imunização interrompe a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país, e essas 43 cidades vêm apresentando crescimento no número de casos confirmados da doença.

As crianças de seis meses a um ano devem ser vacinadas antes de ir a essas cidades com a chamada “dose zero”. Mas o ministério alerta que ela não substitui e nem é válida para o calendário de vacinação. Por isso, os responsáveis devem, de qualquer forma, levar os pequenos para tomar a primeira dose da tríplice viral, com um ano e a segunda dose da tetra viral com um ano e três meses. Lembrando que, nesses casos, a vacina tem que ser aplicada, independentemente da região onde a criança mora ou para onde vai viajar.

A tríplice é distribuída de graça e está disponível nos mais de 37 mil postos de vacinação do país. Além do sarampo, também protege contra rubéola e caxumba.

O Ministério da Saúde registrou, entre 5 de maio e 3 de agosto deste ano, 907 casos confirmados de sarampo no Brasil. Desses, 901 somente no estado de São Paulo. Rio de Janeiro confirmou cinco casos e Bahia um.