Soberanas de Farroupilha convidam comunidade para o 20º Entrai, que ocorre em Nova Milano

Tradicional festa vai ocorrer em dois finais de semana deste mês de maio

Publicado por
12:38 - 04/05/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
ENTRAI FARROUPILHA

Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

Nova Milano, distrito de Farroupilha e berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, vai realizar o 20º Encontro das Tradições Italianas – Entrai, nos dias 12, 13, 14 e 19, 20, 21 de maio. Está sendo montada na praça uma estrutura que servirá de palco para as apresentações e shows culturais, área para exposição, feira, agroindústrias, artesanato e gastronomia. A entrada é gratuita.

Nesta edição comemorativa, o Entrai volta a ser realizado em ano ímpar, como acontece desde a primeira edição em 1991, exceção apenas para a festa de 2021, quando não ocorreu em função da Covid-19, sendo promovida no ano passado com recorde de público, cerca de 30 mil pessoas.

A Rádio Viva 94.5 FM recebeu na manhã desta quinta-feira (4), as soberanas farroupilhenses, a rainha Laura Verona Bet, e as princesas Milena Broilo e Ana Paula Casa, estas que fizeram um convite à comunidade para prestigiar a festa:

“A gente vem fazer este convite acalorado para que estejam conosco no 20º Entrai, o Encontro das Tradições Italianas, ele que acontece nos dias 12 a 21 de maio, então semana que vem já estará acontecendo nas sextas, sábados e domingos, e a entrada é sempre gratuita ali na Praça de Nova Milano” disse a rainha do município, Laura Verona Bet.

No próximo sábado (6), será realizada uma ação de divulgação do evento, a partir das 15h, na Praça da Igreja Matriz, passando também pelo comércio e principais ruas da área central de Farroupilha.

Jogos coloniais e 1º Torneio de Quatrilho

Nesta edição quatro localidades do interior são contempladas com os Jogos Coloniais: Linha Boêmios, São José Linha República, Comunidade de Mundo Novo e Vila Jansen, que encerra a programação neste domingo (7), a partir das 14h. O público pode participar e assistir provas como chute da mastela (pipa de madeira), arremesso de ovo, corrida do copo de vinho, corrida do saco, corrida do ovo na colher, tocar bigoli (fazer massa), pregar prego, encher o garrafão de feijão, debulhar milho e corrida de carriola. A final dos Jogos Coloniais está marcada para o dia 13 de maio, às 10h.

Neste mesmo dia, outra atividade que promete chamar a atenção dos visitantes do Entrai é o 1º Torneio de Quatrilho, que será realizado às 14h, no Salão da Escola Santa Cruz. A iniciativa visa prestar homenagem e agradecimento ao radialista Ricardo Ló, falecido tragicamente no ano passado. Nascido na comunidade de Mundo Novo, interior de Farroupilha, o radialista exerceu a profissão por 48 anos e tinha uma forte ligação com o esporte amador e a cultura italiana. Foi fundador, presidente e mentor do grupo italiano Nei Tempi Del Filó e presidente do Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Farroupilha, dos anos de 2019 e 2021.

Produtos típicos e farta gastronomia

As agroindústrias locais estarão presentes nesta edição comemorativa proporcionando que os visitantes degustem os produtos coloniais típicos da região como salames, queijos, geleias, biscoitos e vinho.

A Associação dos Moradores de Nova Milano ampliou a participação e desta vez além das bebidas e do quentão vai comercializar massa, capeletti, tortéi, cucas e esfregolá (tipo de biscoito).

Participando da festa desde a primeira edição, o Clube de Mães As Milanesas, que em agosto vai comemorar 30 anos, marca presença com 28 integrantes. As mulheres são responsáveis pelo preparo do tradicional grostoli ou cueca-virada (massa doce, frita e finalizada com açúcar e canela em pó), pães caseiros e pelo prato italiano: polenta brustolada, fortaia, linguiça e queijo.

Nos dois domingos do Entrai será servido no salão paroquial um almoço típico, a partir das 11h às 13h30. O cardápio inclui sopa de capeletti, pien, carnes de gado, porco e frango, massa, maionese, salada, pão e cafezinho.  O almoço custa R$ 68. Informações e reservas de ingressos pelo telefone (54) 9.9927-7223.

Missas e visitas guiadas à igreja

Na Paróquia Santa Cruz, na praça de Nova Milano, haverá missas aos sábados (dias 13 e 20), às 17h e, aos domingos, às 10h, com a participação do Coral II Romano (dia 14) e do Coral Tramontina (dia 21). Durante os finais de semana o público será acolhido pelos sacerdotes para visitas guiadas à igreja, construída em estilo gótico e que conta em seu interior com um belo altar, imagens e pinturas que expressam as três virtudes: fé, esperança e caridade.

Exposição de carros antigos e mercado de pulgas

Carros antigos, clássicos e neo colecionáveis da Serra Gaúcha estarão expostos no dia 14 de maio, a partir das 8h. Esta é a segunda vez que a Classic Car Clube Farroupilha marcará presença no evento. A taxa de inscrição dá direito a uma camiseta do encontro para as 200 primeiras inscrições. Informações pelo telefone (54) 9.9974-4599. Em paralelo haverá um mercado de pulgas para quem tiver interesse em vender os seus produtos. A reserva de espaço pode ser feita pelo telefone: (54) 9.8435-6211. Em caso de chuva, o Encontro de Carros Antigos acontecerá no próximo domingo de Entrai, dia 21 de maio, a partir das 8 horas, no mesmo local.

Programação cultural

Cerca de 30 atrações integram a programação cultural. O público poderá conferir peças de teatro, grupos folclóricos, apresentações de escolas, corais, orquestras, artistas locais e reconhecidos no Estado como Grupo Yangos, Grupo de Dança Os Gaudérios, Banda Barbarella, Guri de Uruguaiana, The Beatles Acordeon, Grupo Partigiani, Tenor Dirceu Pastori, Grupo Ragazzi Dei Monti, Musicale Kremony, Banda Brilha Som, Vocal Allegro, entre outros.

PROGRAMAÇÃO Entrai 2023

Sexta-feira, 12 de maio

14h – Teatro Infantil Grupo Ueba com a peça “Faísca da Água”

18h – Banda Municipal Cinquentenário de Farroupilha

19h – Abertura Oficial do 20º Entrai

19h30 – EMEF Santa Cruz apresenta: “Extra, Extra: vai ter Entrai!”

20h30 – Grupo Yangos

Sábado, 13 de maio

10h – Final dos Jogos Coloniais

11h – Grupo Folclórico Italiano Nanni

13h – Coral Canarinhos da Serra de Vila Jansen

14h – Torneio de Quatrilho – Escola Santa Cruz

14h30 – Grupo de Dança Os Gaudérios

16h – Orquestra La Montanara

17h – Missa na Paróquia Santa Cruz – Praça de Nova Milano

18h – Família Ávila

19h30 – Cavatappi – Música Italiana

Domingo, 14 de maio

8h – Encontro de Carros Antigos do Classic Car Club de Farroupilha

*Em caso de chuva, o encontro será transferido para o dia 21/05/23.

*A inscrição dá direito a uma camiseta. Informações: 54.9.9974.4599 com Adriano

10h – Missa na Paróquia Santa Cruz – Praça de Nova Milano – Com Coral II Romano

10h – Os Nêutrons

11h – Coral Il Romano

11h30 – Almoço Típico no Salão da Paróquia Santa Cruz de Nova Milano

*Informações e reservas de ingressos: 54.9.9927.7223

13h30 – Banda Barbarella

16h – Guri de Uruguaiana

18h – The Beatles no Acordeon

Sexta-feira, 19 de maio

19h – Homero Couto

20h – Grupo Partigiani

Sábado, 20 de maio

11h – Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó

13h – Coral São Brás

14h – Robson Gervasoni e Banda

15h30 – Teatro Adulto Radicci e Genoveva

17h – Missa na Paróquia Santa Cruz – Praça de Nova Milano

17h30 – Tenor Dirceu Pastori

19h – Grupo Ragazzi Dei Monti

Domingo, 21 de maio

10h – Missa na Paróquia Santa Cruz – Praça de Nova Milano – Com Coral Tramontina

11h – Coral Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha

11h30 – Almoço Típico no Salão da Paróquia Santa Cruz de Nova Milano

*Informações e reservas de ingressos: 54.9.9927.7223

12h – Vocal Allegro

13h – Soprano Liziane Rufatto

14h – Musicale Kremony

16h – Banda Brilha Som

18h30 – Carol Gobbato

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp