Sobe para dez o número pontos impróprios para banho no RS, aponta Fepam

Conforme o órgão, todos os pontos da orla de Pelotas estão impróprios

Publicado por
09:40 - 23/12/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Imagem ilustrativa / Internet - RSC Portal

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (16), o segundo boletim de balneabilidade da temporada 2022/2003 no litoral norte, sul e . Ao todo, 90 pontos foram analisados em 43 municípios. Dez apresentaram a condição imprópria para banho – o dobro em relação ao levantamento divulgado na semana passada.

São eles: o balneário Distrito de Ernesto Alves, localizado em Santiago, na Região Central; a praia do Encontro, que fica em São Jerônimo, na Região Carbonífera; e todos os pontos da orla de Pelotas, no Sul do Estado (incluindo os dois pontos do balneário Valverde; quatro do balneário Santo Antônio; a Praia do Totó; e o balneário dos Prazeres).

A recomendação da Fepam aos banhistas é que se entre na água apenas em local com condição própria para o banho. É importante ter atenção especial com as crianças e os idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes. Além disso, evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas.

Classificação das águas 

Para a classificação das águas como própria ou imprópria, são utilizados parâmetros da bactéria escherichia coli, observando os critérios definidos pelas resoluções Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, e nº 357, de 17 de março de 2005. Nos balneários de Pelotas, de Tapes e na lagoa do Peixoto, em Osório, também é realizada a contagem de cianobactérias. Os dados são divulgados sempre às sextas-feiras.

Os avisos de local próprio ou impróprio estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta e análise da água. O aviso de impróprio significa que as pessoas devem evitar o banho naquele local. Já quando a placa estiver com o selo de próprio, o banho está liberado. Os veranistas também poderão consultar os resultados das análises no web aplicativo do Sistema de Balneabilidade.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp