Sobe para 19 o número de mortos em avalanche no Himalaia, na Índia

Desastre ocorreu na última terça e ao menos 10 seguem desaparecidos

Publicado por
09:59 - 07/10/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Sobe para 19 o número de mortos em avalanche no Himalaia, na Índia

Sobe para 19 o número de mortos em avalanche no Himalaia, na Índia (Foto: Divulgação)

Um grupo de aproximadamente 42 pessoas foi vítima de uma avalanche no Himalaia, Norte da Índia. O desastre ocorreu na última terça-feira (4), e os primeiros balanços davam conta de ao menos 10 mortes. Entretanto, informações divulgadas nesta sexta-feira (7) confirmaram mais nove óbitos, subindo para 19 o total. Ainda assim, outras 10 seguem desaparecidas.

“As operações de salvamento recomeçaram hoje, mas estão sujeitas às condições meteorológicas”, informou Ridhhim Aggarwal, da agência de desastres de Uttarakhand, à France Presse.

Próximo ao local da avalanche foi estruturada uma pista de aterrissagem para helicóptero a cerca de 4,9 mil metros do nível do mar. No local, foi elaborado um pouso experimental na última quinta-feira (6). O sobrevivente Sunil Lalwani informou que os instrutores do grupo tinham salvado muitas vidas.

“Estávamos a 50, 100 metros do cume com os nossos instrutores à nossa frente, quando de repente a avalanche nos atingiu e varreu toda a gente”, destacou.

Avalanche

Um grupo de alpinistas, formado por 34 estagiários de um instituto de montanhismo, sete instrutores e um efermeira, foi vítima de uma avalanche perto do cume Monte Draupadi ka Danda-II. Eles estavam a uma altitude de cerca de 4,8 mil metros no estado de Uttarakhand, na índia.

 

Créditos entrevista: France Presse

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp