A situação de algumas estradas em Bento Gonçalves têm chamado a atenção. As pistas da Joaquim Cantelli, na região do Caminhos de Pedra, o trecho que passa por cima do Túnel São João na BR-470 e a entrada da cidade pela ERS-444 no Barracão apresentam diversos problemas.
Joaquim Cantelli, problemas desde antes de estar pronta
Na região da Joaquim Cantelli, que faz a ligação do Caminhos de Pedras com Pinto Bandeira e Bento Gonçalves o problema já é conhecido pela população. Ainda em julho do último ano, antes de estar oficialmente pronta, a via apresentava rachaduras, buracos e até partes quebradas nas laterais por conta do escoamento de água.
Na época, a equipe de reportagem esteve no local e expôs a situação que na data já preocupava. Mais de um ano de trabalhos e apenas 2,3km asfaltados. Em contato com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Bento Gonçalves, o IPURB, para saber o porquê da estrada apresentar buracos e corrosões, e, também se a empresa responsável repararia o trecho, o então diretor do Instituto, Heitor Tártaro afirmou que os problemas já foram apontados por fiscais IPURB e a companhia que fez o asfaltamento foi notificada corrigirá as falhas.
Nove meses depois, a situação da via está ainda pior, em certos pontos, o asfalto está praticamente inexistente, voltando ao estado de estrada de chão. Tanto é que a prefeitura de Bento Gonçalves publicou no Diário Oficial do dia 5 de abril uma multa para a empresa responsável, a RGS Engenharia S/A. A companhia deverá pagar R$127.041,37, além de ter uma suspensão de seis meses para participar de outra licitação.
Em resumo, a obra iniciou ainda em março de 2020, teve um custo de R$1.404.558 e, ainda antes de estar pronta, já apresentava problemas. A situação é vista também no Túnel São João, na BR-470.
Túnel São João, asfalto já deformado
As pistas centrais do Túnel São João, na BR-470 em Bento Gonçalves foram liberadas para utilização no dia 28 de outubro do último ano. Em apenas 160 dias o asfalto novo já está deteriorado e deformado. Os condutores que trafegam por cima da obra já conseguem ver, e sentir, os afundamentos na pista. No ponto central do túnel até onde inicia um aclive para quem segue no sentido
Bento Gonçalves – Veranópolis, existem desníveis que preocupam os motoristas.
A obra do Túnel já é uma velha conhecida dos bento-gonçalvenses. Adiada em cinco oportunidades diferentes, o trabalho deveria ter sido encerrado ainda em julho do último ano, porém, o atual prazo é maio de 2022. O valor acompanhou as novas datas e já está em R$13,6 milhões, cifra que aumentou em 42% em relação ao preço original (que precisou ser revisto pelo TCE).
A equipe de reportagem buscou a prefeitura para saber se a empresa responsável terá de restaurar o asfalto feito ou ficará a cargo do DNIT. Conforme a assessoria de imprensa, o trecho citado “Não foi inaugurado. Será refeito pela empresa executora da obra. Mas, primeiro precisa finalizar as alças. Foi aberto para liberar o trânsito na BR 470, e trabalhar nas alças.“
Região do Barracão, acesso a Bento Gonçalves pela ERS-444, apresenta buracos após chuvas
As chuvas de fevereiro e março chegaram para melhorar a situação dos reservatórios de água da região, bem como recuperar o passível da safra de uva. Entretanto, a combinação das precipitações com o tráfego intenso de carros e caminhões na ERS-444, região do Barracão, em Bento Gonçalves, fez com que buracos no asfalto começassem a surgir.
A rodovia foi municipalizada ainda no dia 24 de setembro do último ano. Com a mudança, a gestão municipal passou a ser responsável pela manutenção e obras na ERS-444. Desde então, já surgiram projetos e ideias para o trecho do Vale dos Vinhedos, entretanto, a parte que leva os bento-gonçalvenses até a RSC-453 e vice-versa, não aparece em novos planos.
Mediante a situação atual do trecho que vai do entroncamento com a RSC-453 até o acesso à VRS-855, a equipe de reportagem questionou a prefeitura sobre planos de restauro para o perímetro. A resposta foi de que “Neste momento vai ser feita a terceira pista no primeiro trecho junto com a Aristides Bertuol.”