O Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) parece disposto a trabalhar pelo fim da greve dos médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde em Caxias do Sul. Na tarde desta quarta-feira, dia 16, a presidente da entidade, Silvana Piroli, anunciou que o Sindiserv está convocando os médicos para um encontro marcado para a próxima segunda-feira, dia 21. O objetivo é discutir o fim da paralisação, que perdura por quase quatro meses na cidade.
Apesar da iniciativa do Sindiserv, a proximidade entre a entidade sindical e a comissão de greve dos médicos já foi maior. No início do mês, uma articulação da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores fez com que os médicos aceitassem serem representados pelo Sindiserv, mas somente uma reunião entre as duas partes ocorreu até o momento.
No dia 1º de agosto, o Sindiserv apresentou ao prefeito Daniel Guerra a proposta elaborada em conjunto com a comissão de greve. Dos quatro itens da reivindicação, a prefeitura responde de forma direta apenas um, onde se propõe a discutir de forma semanal a implantação de um plano de carreira para a categoria. As outras reivindicações são respondidas de forma vaga, mas condicionando o avanço do debate à volta dos médicos ao atendimento de forma integral.
Conforme a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, após o término da reunião ficou definido que os médicos fariam o debate sobre a negociação e entrariam em contato com o Sindiserv. Silvana lamenta, no entanto, que esse retorno não ocorreu. “Até o momento o Sindicato não recebeu nenhuma manifestação dos médicos. E recebemos por escrito do executivo uma resposta por escrito às nossas reivindicações. Então a resposta do executivo condiciona a questão da incorporação [da parcela autônoma] ao retorno ao trabalho e também fala de outras medidas que estão sendo tomadas pela secretaria em relação à nomeação de servidores e reformas e melhorias. Nós estranhamos que os médicos não se manifestaram a respeito”, afirma.
A reportagem tentou contato com a Comissão de Greve dos Médicos para obter um posicionamento acerca da participação na reunião da próxima segunda-feira, mas ainda não obteve retorno.