Comportamento

Sindilimp convoca funcionárias de empresa terceirizada da Educação para assembleia em Caxias do Sul

Foto: Gabriela Bento Alves/Câmara de Vereadores/Divulgação
Foto: Gabriela Bento Alves/Câmara de Vereadores/Divulgação


A Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Caxias do Sul tem um contrato com a empresa terceirizada GFG, para empregar funcionárias que preparem alimentos e façam a limpeza em escolas municipais. Inicialmente, este contrato era apenas para a limpeza, após a pandemia, com o retorno das escolas houve a adição para o segmento de merenda.

Desde então a empresa não vem pagando de forma correta estas funcionárias. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza e Conservação de Caxias do Sul – Sindilimp, Henrique Silva, todos os meses há atrasos nos salários e benefícios de transporte e alimentação. Por conta disso, nesta terça (10) e quarta-feira(11) haverá duas assembleias para debates com as categorias.

As funcionárias da limpeza são convidadas nesta terça-feira (10), a partir das 18h30, para o encontro no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, localizado na Rua Bento Gonçalves, nº1.513 no Centro, Caxias do Sul. Já as merendeiras devem comparecer na quarta-feira, no mesmo horário e local.

De acordo com Henrique Silva o encontro serve para que sindicato e trabalhadoras possam avaliar juntos a situação e o que poderá ser solicitado junto a prefeitura de Caxias. Na última sexta-feira a empresa pagou a todos apenas uma parte do salário, no valor de R$900. No mês de abril as funcionárias receberam apenas no dia 23 do mês, portanto, o presidente ressalta a importância de que as envolvidas compareçam nas assembleias e possam debater os devidos assuntos. O Sindilimp deve ainda abrir um processo judicial contra a  empresa na Justiça do Trabalho.

A empresa GFG também tem contrato com a limpeza das delegacias civis e das agências do Banrisul de Caxias, de acordo com pesquisa feita pelo Sindilimp, a falta de pagamento também ocorre a estes profissionais.