Comportamento

Sindicato dos Trabalhadores Rurais empossa nova diretoria em Flores da Cunha

Cerimônia também marcou a despedida de Olir Schiavenin, após 36 anos, à frente da entidade

Foto: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM
Foto: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM


O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua realizou nesta sexta-feira, dia 28, a cerimônia de posse da nova diretoria e conselho fiscal da entidade. A solenidade teve início às 19h30min no salão paroquial de Flores da Cunha.

O novo presidente Ricardo Pagno foi eleito com 88% dos votos, durante pleito realizado nos dias 4 e 5 de setembro. Como vice-presidente está Diana Rossi – veja diretoria completa abaixo. A nova diretoria compõe a gestão 2022-2026. Pagno é agricultor e morador da capela Nossa Senhora do Carmo, onde possui o Espaço Gastronômico Família Pagno. Atua na diretoria do STR desde 2014.

Para os próximos quatro anos, ele seguirá o trabalho já desenvolvido e atuará de forma intensa na defesa dos interesses e direitos dos agricultores, dando continuidade as pautas.

Estamos muito ansiosos por este momento e chegou o grande dia. Estamos felizes, orgulhosos porque é uma honra poder ser presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua. Quase 4 mil sócios que é referência perante a região, poderia até perante o Estado, então isto nos deixa alegres, felizes e, com certeza, também o compromisso de fazer um bom trabalho e representar bem o nosso agricultor. Vamos dar o nosso melhor“, salientou Pagno.

A cerimônia de posse também marcou a despedida de Olir Schiavenin, após 36 anos, à frente da entidade. “Estou deixando o cargo da presidência do sindicato após esse longo período, sempre com uma aprovação acima de 90%, então isso é muito gratificante, o reconhecimento que a gente sempre teve da grande maioria dos agricultores. O sentimento que tenho ao sair é a consciência do dever cumprido. Sempre procuramos fazer o melhor para agradar os agricultores, mesmo sabendo que não conseguimos agradar a todos. Mas tudo aquilo que estava ao nosso alcance para melhorar a vida do nosso agricultor a gente sempre procurou fazer. Com muita responsabilidade, muita seriedade, muita honestidade. Sempre procurei dar o máximo de mim para melhorar a vida dessa brava categoria que são os trabalhadores (as) rurais”.

Olir também deseja sucesso a nova diretoria. “Me resta desejar a quem vai assumir a nova diretoria muito sucesso. Vou sair da diretoria, mas não vou sair dessa categoria que eu muito prezo, muito respeito e que muito representa, que são os agricultores familiares, que produzem o alimento que chega a mesa da população todos os dias. É uma profissão nobre e vou continuar apoiando as iniciativas que visam o crescimento, o desenvolvimento e a qualidade de vida do meio rural dos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, que com muito orgulho e muita satisfação por todo esse tempo nós representamos”.

Schiavenin iniciou sua trajetória como presidente do STR em 31 de outubro de 1986 e desde lá muitas conquistas ocorreram. Foi ele o responsável por tornar a entidade uma das mais significativa e atuantes do Estado e do país. Sua atuação o levou a presidir outras entidades, como a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa) e a Comissão Interestadual da Uva.

Atualmente, o Sindicato congrega mais de 4 mil associados.

Diretoria – Gestão 2022/2026

Presidente: Ricardo Pagno

Vice-presidente: Diana Rossi

1ª secretária: Fabiane Veadrigo

2ª secretário: Sidnei Trentin

1º tesoureiro:Alexandre Bombardelli

2º tesoureiro: Andrei Vezzaro

Suplentes de diretoria: Luciane Lorenzet Toscan, Leandro Viasiminski e Daniel Giotti

Conselho fiscal: Joel Caldart, Raquel Mascarello e Jones Ravizzoni

Suplentes do Conselho fiscal: Adriane Bernardi, Vanderlei Pan e Beatriz de Cesaro Luza

Quem é Ricardo Pagno

O novo presidente, Ricardo Pagno, tem 49 anos, é agricultor e morador da Capela Nossa Senhora do Carmo, onde possui o Espaço Gastronômico Família Pagno. Atua na diretoria do STR desde 2014, nos cargos de vice-presidente e tesoureiro. Foi ainda presidente da 13ª Festa Nacional da Vindima e vice-presidente setorial do Centro Empresarial de Flores da Cunha.

Breve histórico de Olir Schiavenin

Presidente por 36 anos, Olir Schiavenin nasceu em 6 de novembro de 1953, na capela de Monte Bérico, no Travessão Riachuelo. Filho de Sixto Gabriel Schiavenin e Gentila Carraro Schiavenin começou sua trajetória agrícola ainda na infância, quando ajudava os pais na colheita da uva. Terceiro de 12 filhos, aos 11 anos ingressou no Seminário Seráfico Santo Antônio, na cidade de Vila Flores. Anos depois, foi transferido para o Seminário São José, em Veranópolis, e depois para o Convento Sagrado Coração de Jesus, em Flores da Cunha. Ao todo, foram dez anos como seminarista que o ensinaram os valores da dedicação e do fazer o bem em relação ao próximo. Ao deixar o seminário, cursou dois anos de Filosofia e depois trocou para Ciências Econômicas. Residiu e trabalhou por quatro anos em Caxias do Sul, até que uma perda familiar o fez retornar para a colônia. O pai Sixto estava desamparado e precisava de ajuda para o trabalho no cultivo da uva. Jovem, com novas ideias, bom orador e de fácil comunicação, logo se envolveu nas lideranças da comunidade e na representação da família no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Após uma viagem de ônibus a Brasília, outros líderes da entidade viram em Olir um perfil para comandar o STR nos próximos anos. A princípio recusou. Tinha planos para a propriedade da família, mas o incentivo do pai o levou a concorrer pela primeira vez a presidente do Sindicato, em 1986, quando foi eleito para seu primeiro mandato.

No início, Olir conciliou os trabalhos à frente da entidade com as funções na propriedade familiar, mas com o tempo e as demandas cada vez maiores, optou por se dedicar de corpo e alma ao sindicato. De lá até os dias atuais, realizou viagens ao exterior para buscar conhecimento, participou de conferências, viagens de estudos, reuniões e seminários em todo o país. Já recebeu o título de Cidadão de Mérito de Flores da Cunha e o Troféu Grazie.

O trabalho no maior Sindicato da região o levou a presidir outras entidades. Foi coordenador da Comissão Interestadual da Uva por 20 anos; presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa); presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa); coordenador da Comissão Agropecuária do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede-Serra) e membro da diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).

Olir é casado com Vera Scopel Schiavenin, com quem tem as filhas Ariela e Ariane. O trabalho honesto, a simplicidade e a forte atuação na categoria o conduziram a dez mandatos consecutivos à frente da entidade.

Foto: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM
Foto: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM
Foto: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM
Foto: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM
Foto: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM
Foto: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM