Agro Rural

Sicredi Pioneira fecha acordo para restaurar nascentes em 11 cidades

Sicredi Pioneira fecha acordo para restaurar nascentes em 11 cidades Sicredi Pioneira fecha acordo para restaurar nascentes em 11 cidades Sicredi Pioneira fecha acordo para restaurar nascentes em 11 cidades Sicredi Pioneira fecha acordo para restaurar nascentes em 11 cidades
Acordo Nascentes - Foto Cleiton Pires (1)
Crédito Cleiton Pires, Sicredi Pioneira, divulgação

Aliar o desenvolvimento com a preservação da riqueza ambiental para as próximas gerações também faz parte do propósito da Sicredi Pioneira de construir comunidades melhores. Com esse objetivo, a instituição cooperativa financeira formalizou um Acordo de Colaboração com a Emater/RS-Ascar para o Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural e Social na Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais. O objetivo da parceria é atuar de forma conjunta, oferendo assistência técnica e apoio às propriedades para a conservação das nascentes e do meio ambiente na região.

Durante o projeto, que deve iniciar em outubro, estão previstas a implantação de sistemas de captação de água de nascentes e a restauração de suas áreas de preservação permanente (APPs), em propriedades rurais da região de abrangência de ambas as entidades. Inicialmente, o trabalho irá ocorrer em 11 municípios, sendo eles: Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café, São José do Hortêncio, Linha Nova, Feliz, Vale Real e Alto Feliz.

Leia mais: Sicredi Pioneira RS: 120 anos de cooperativismo

Ao longo de toda a parceria, serão restauradas ou preservadas 66 nascentes em 66 propriedades rurais. Desse montante, 11 são APPs, denominadas URs – Unidades de Referência, uma em cada município, com um trabalho aprofundado de preservação e restauração. Após a conclusão, cada UR estará apta para visitação, fins educacionais e de sensibilização. Nas 55 propriedades restantes, o foco do trabalho será a preservação das nascentes.

O projeto tem duração de três anos e devem ser investidos mais de R$ 410 mil durante o acordo, sendo 70% do valor de cada projeto financiado pela Sicredi Pioneira e 30% como contrapartida do produtor rural. Também está prevista a doação de 13 notebooks para Emater/RS-Ascar, como parte do pagamento pela realização e execução dos projetos para os 11 escritórios municipais dos municípios beneficiados e mais um equipamento para cada escritório regional.