

A Secretaria da Saúde (SMS) de Caxias anunciou na tarde desta quinta-feira (07), a finalização do processo de realocação dos servidores que atuavam no Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H), fechado para reformas em 17 de outubro.
A rede básica de saúde ganhou o reforço de 152 profissionais. De acordo com a pasta também foi possível ampliar as equipes de trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Centro Especializado de Saúde (CES), da Rede de Atenção Psicossocial e do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), além dos setores administrativos da SMS.

As UBSs Desvio Rizzo, Diamantino, Esplanada, Vila Ipê e Reolon, que têm atendimento estendido até as 21 horas, receberam o maior reforço em número de médicos e/ou horas médicas. Desvio Rizzo recebeu cinco clínicos e um pediatra (+80h). Diamantino ganhou três clínicos (+64h). Esplanada agora tem mais dois clínicos e quatro pediatras (+94h). Vila Ipê recebeu seis clínicos (+72h). Reolon ganhou mais dois clínicos e um pediatra (+76h).
As equipes das UBSs também ganharam o reforço de dentistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistente social, nutricionista e serviçais. Os profissionais puderam selecionar, de acordo com as necessidades do Município, o local onde passaram a atuar. As escolhas foram feitas primeiro pelos servidores com mais tempo de serviço.
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Reviver) e o Samu receberam mais três médicos cada serviço e o Hemocs, um. Do restante, um teve seu contrato emergencial rescindido e um solicitou licença interesse, benefício previsto no Estatuto do Servidor. Um servidor entrou em licença saúde e outro, que atuava sob regime de trabalho celetista, solicitou aposentadoria. Até o momento, 22 médicos se exoneraram.