Os serviços de embarque e desembarque de passageiros no terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre foram retomados nesta segunda-feira (15). Os mesmos estavam interditados desde a enchente que atingiu a Capital em maio. No entanto, pousos e decolagens das aeronaves seguem sendo realizados na Base Aérea de Canoas.
Através de nota, a concessionária Fraport afirma que a mudança oferece “mais agilidade aos procedimentos de embarque, desembarque e inspeção de segurança de um volume maior de passageiros”.
Acessos, check-in e deslocamento
O terminal de passageiros do Salgado Filho segue passando por melhorias, por ora a estrutura foi adaptada para uso da área internacional tanto no check-in quanto no embarque. Para efetuar o acesso, este deverá ser feito pela rampa externa que leva ao segundo piso. O ingresso será realizado exclusivamente pelas portas 5 e 6.
O check-in e o despacho de bagagens serão realizados, por tempo indeterminado, na área do check-in internacional. Os passageiros devem subir até o terceiro piso e então utilizar a área de embarque internacional para a inspeção de segurança. Neste ponto, os mesmos seguem a sinalização em direção ao embarque nos ônibus que posteriormente levam até a Base Aérea de Canoas.
Vale ressaltar que nenhum passageiro pode se deslocar diretamente até a Base Aérea de Canoas ou mesmo sair de lá sem o acompanhamento das equipes da concessionária e da empresa aérea.
Horários e serviços
O Terminal estará em funcionamento das 6h às 21h. O passageiro deve se apresentar no aeroporto três horas antes do voo. Depois, o processo de embarque se encerrará uma hora e meia antes do voo. Após este prazo, não será mais possível ingressar na sala de embarque.
As operações de alimentação estão disponíveis de maneira reduzida, com adaptações, para atender aos passageiros no aeroporto. São eles: Casa Café (piso 2), Cidade Porto Alegre (praça de alimentação), Bella Gula (praça de alimentação), Hudson (sala de embarque) e Snoopy Café (sala de embarque).