Serra Gaúcha recebe 26.638 doses de vacina contra covid nesta sexta-feira

As vacinas Coronavac e Pfizer que chegaram ao Estado na quarta-feira (4) serão distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde…

Publicado por
14:41 - 05/08/2021

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini)

As vacinas Coronavac e Pfizer que chegaram ao Estado na quarta-feira (4) serão distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) na próxima sexta-feira (6). Na Serra Gaúcha serão destinadas 26.638 doses para a 5º Coordenadoria de Caxias do Sul, responsável pelas cidades da Serra.  Doses a serem disponibilizadas Pfizer D1, 10.020; Doses a serem disponibilizadas Coronavac D1 6.310; Doses a serem disponibilizadas para 39 e 38 anos D1 Pfizer 10.308.

As vacinas serão utilizadas para avançar a faixa etária da campanha de vacinação e atingir até 70% de todos os ajustes necessários para equalizar as eventuais diferenças entre a distribuição de doses entre os municípios.

Todas as vacinas da Pfizer serão utilizadas para a primeira aplicação (D1), e, as das Coronavac serão utilizadas tanto para D1 quanto para reserva de dose 2 (D2). Os quantitativos podem ser conferidos nas planilhas abaixo.

“O avanço da vacinação é o que realmente vai assegurar a quebra das cadeias de transmissão do vírus, mantendo baixos os índices de casos e óbitos por covid-19 e garantindo que não haja formações de novas variantes. Só assim poderemos voltar à situação de normalidade. O que precisamos é que a população busque a vacina, não apenas a primeira dose, mas complete a imunização”, disse a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri.

Para esta remessa, todo o transporte ocorrerá por via terrestre. As CRSs que poderão retirar sua carga, a partir das 10h30, na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, na manhã de sexta-feira (6/8) serão: 1ª (Porto Alegre), 2ª (Frederico Westphalen), 8ª (Cachoeira do Sul), 13ª (Santa Cruz do Sul), 15ª (Palmeira das Missões), 16ª (Lajeado), 18ª (Osório), e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Veículos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) levarão, a partir das 10h, as cargas para as seguintes CRSs: 5ª (Caxias do Sul), em Caxias do Sul; 3ª (Pelotas) e 7ª (Bagé), em Pelotas; 4ª (Santa Maria) e 10ª (Alegrete), em Santa Maria; 6ª (Passo Fundo) e 11ª (Erechim), em Passo Fundo; e 9ª (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa) e 17ª (Ijuí), em Santo Ângelo.

Na mesma oportunidade também serão distribuídas seringas de 1ml, necessárias para aplicação de doses da Pfizer.

Estudo de ajustes na distribuição de doses
O estudo da Secretaria da Saúde (SES) busca corrigir eventuais distorções na distribuição de doses das vacinas contra a covid-19. “Trabalhamos com estimativas populacionais que, muitas vezes, não correspondem, na vida real, à população que se vacina efetivamente em cada cidade. Queremos seguir distribuindo as vacinas da forma mais equânime e uniforme possível, levando em consideração, por exemplo, a maior população que municípios do litoral recebem no verão e da serra no inverno”, explicou a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Molina Bastos.

Nova previsão
O governo do Estado revisou as previsões de vacinação da população gaúcha e, considerando o ritmo de imunização dos municípios e o anúncio de envio de doses pelo Ministério da Saúde, acredita ser possível imunizar toda a população a partir de 18 anos ainda durante o mês de agosto – a expectativa anterior era até 7 de setembro. A nova projeção resulta de estudos técnicos realizados pela Secretaria da Saúde (SES) e foi validada durante reunião do Gabinete de Crise na tarde desta quarta-feira (4/8).

Para que seja possível atingir a imunidade coletiva no Estado, Tani alerta que é necessário vacinar, no mínimo, 70% da população com as duas doses ou dose única, mas de forma homogênea entre municípios e idades. “O ideal é que o Estado atinja 90% de cobertura vacinal”, completa.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp