
Rio Grande do Sul - O novo presidente da Assembleia Legislativa do RS, Sergio Peres (Republicanos), tomou posse nesta terça-feira (3). Ele prometeu uma gestão focada no “municipalismo”. Para isso, fará reuniões regionais para ouvir prefeitos.
Peres é o primeiro deputado do Republicanos a comandar o Legislativo gaúcho. Ele quer pressionar por uma divisão mais justa dos recursos públicos.
Primeiros passos na presidência
Seu primeiro ato oficial será interno. Nesta semana, Peres se reunirá com a Mesa Diretora. O grupo organizará a pauta de projetos do governo Eduardo Leite (PSD).
O Executivo deve enviar três propostas principais. A primeira é a revisão do piso dos professores. A segunda é uma lei de proteção animal. A terceira é a retomada da loteria estadual.
Crítica e aceno ao governo
Em seu discurso, Peres criticou a desigualdade na distribuição de recursos. “Não podemos aceitar que o município distante da Capital não tenha médico ou assistência”, afirmou.
Ao mesmo tempo, ele fez um aceno ao governador presente. “Sei do esforço para mandar recurso para o interior”, disse Peres.
Composição da nova Mesa
A eleição da Mesa Diretora teve 48 votos a favor. Agora, a vice-presidência ficará com Tiago Duarte (União Brasil) e Adolfo Brito (PP).
Além disso, os secretários serão Vilmar Zanchin (MDB), Pepe Vargas (PT), Nadine Anflor (PSDB) e Paparico Bacchi (PL).
Portanto, o desafio de Peres será converter seu discurso municipalista em ações práticas. O objetivo é realocar mais recursos para as prefeituras do interior gaúcho.




