Esportes

Segunda edição da Conferência Municipal do Esporte é realizada em Farroupilha

A Conferência foi aberta para o público em geral

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, por meio do Departamento Municipal do Esporte da Juventude (DMEJ), promoveu, nesta terça-feira (25), no Auditório da Universidade de Caxias do Sul – Campus Farroupilha, na Rodovia dos Romeiros, a 2ª Conferência Municipal do Esporte, que contou com palestras e debates sobre o tema.

O evento contou com a presença do Prefeito Fabiano Feltrin, do Vice-Prefeito Jonas Tomazini, da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, Luciana Zanfeliz, além de membros do Conselho Municipal do Esporte e Lazer, Grêmios Estudantis e da comunidade envolvida com o esporte. A Conferência foi aberta para o público em geral.

Durante o evento, houve a palestra “Desafio – Habilidades e competências para democratizar o esporte”, com os representantes da Cics Jovem de Farroupilha, Michel Matias Bach e Tiago Piazzi Cavalheiro. O professor Cesare Marramarco também falou.

Cilo Monteiro, Diretor do Departamento de Esportes do município falou sobre os impactos da aprovação do plano municipal de esportes e também sobre quais recursos podem ser captados com o plano:

“Nós estamos agora na situação de debater o plano, ele sendo aprovado, vai nortear o esporte dentro de Farroupilha, organizando em seus eixos: educacional, de rendimento e de lazer. Hoje nós estamos trabalhando com o auxílio atleta e o Fundel. O auxilio atleta funciona assim: todo o esportista, em pessoa física, tem disponível cerca de R$1500 reais para poder ser retirado, apresentando seu histórico, em que ele vai fazer o processo na prefeitura, destacando todos os recursos que ele vai precisar para usar, ou seja, são R$1500 por ano. Já o Fundel é um valor que a gente destina um pouco maior, para as entidades que organizam eventos, podendo ser academias como por exemplo”, ressaltou.

Durante a 2ª Conferência Municipal do Esporte foram traçadas diretrizes e ações para o Plano Municipal do Esporte. Após os debates elas foram colocadas para aprovação, visando fomentar o esporte no município, organizando atividades desportivas, recreativas e de lazer; atraindo e apoiando eventos esportivos para o município; promovendo o esporte de forma permanente e articulando programas e projetos especiais.

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM